???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1776
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A atuação dos egressos de administração da Universidade Federal do Pampa no mercado de trabalho de Sant'Ana do Livramento/RS
Autor(es): Gulart, Bruna Fernandes
Primeiro Orientador: Troian, Alessandra
1° Membro da banca: Fleck, Carolina Freddo
2° Membro da banca: Silva, Andressa Hennig
Resumo: O cenário brasileiro nos últimos cinco anos, apresenta uma forte crise política e econômica, afetando diretamente ao mercado de trabalho, visto que nesse período de recessão diminui-se a oferta de empregos e o mercado de trabalho é condicionado ao aumento da taxa de desemprego, crescimento do mercado informal, elevando assim a desigualdade no país. Em Sant’Ana do Livramento o mercado de trabalho está concentrado no setor de comércio e serviços e setor agropecuário, também apresenta um grande número de trabalhadores informais. Nesse sentido, a Universidade Federal do Pampa criada para desenvolver o potencial de Sant’Ana do Livramento através da educação e preparo de seus acadêmicos para o mercado de trabalho, tem como diretriz no plano pedagógico do curso de administração, que a mesma prepara o administrador para que esse seja crítico e tenha a capacidade de interpretar as variáveis, estimulando assim, o desenvolvimento e empreendedorismo local, assim, poderá criar negócios inovadores, e dessa forma gera-se emprego e renda para a região. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo principal analisar a atuação dos egressos do curso de Administração da Universidade Federal do Pampa no mercado de trabalho de Sant’Ana do Livramento/RS, no período de 2010 a 2015. O método utilizado foi uma pesquisa descritiva, de caráter misto, composta por uma etapa quantitativa e outra etapa qualitativa. Na fase quantitativa foram coletados dados através de questionário eletrônico enviado para o total de 293 egressos do curso de administração. No mesmo questionário, a pesquisa foi delimitada para os egressos que estão atuando como administradores no município de Sant’Ana do Livramento, resultando na identificação de 38 egressos, que foram o foco do estudo. Nos resultados destaca-se que a maioria dos egressos é oriunda do estado do Rio Grande do Sul, onde apresentam uma situação financeira relativamente estável e levaram entre quatro e cinco anos para concluírem sua graduação. Sobre os egressos que estão atuando como administradores no mercado de trabalho do município identificou-se um baixo percentual de empreendedores, assim como os resultados também indicam que o curso de administração é importante para os egressos, uma vez que a maioria dos entrevistados consideram que o diploma faz diferença para a atuação no mercado de trabalho.
Abstract: La escena brasileña en los últimos cinco años, tiene una fuerte crise política y económica, que afecta directamente al mercado de trabajo, ya que esta recesión disminuye la oferta de empleo y el mercado de trabajo es condicional al crecimiento de la tasa de desempleo, el crecimiento del mercado informal, lo que aumenta la desigualdad en el país. En Sant’Ana do Livramento el mercado de empleo está concentrado en los sectores del comercio y servicio y el agropecuarios, los cuales detienen un gran número de trabajadores informales. En este aspecto, la Universidade Federal do Pampa, la cual ha sido creada para desenvolver el potencial de Sant’Ana do Livramento, mediante la educación y preparo de sus académicos para el mercado de trabajo, tiene como base, en el plano pedagógico del curso de administración, que la misma prepare el administrador para que sea crítico y tenga la capacidad de interpretar las variantes, estimulando, de esta forma, el desenvolvimiento y que sea un emprendedor local, así, puede crear negocios innovadores, y por lo tanto genera empleo e ingresos para la región. En este sentido, el presente estudio, tiene como objeto principal analizar la actuación de los egresos del curso de Administración de la Universidade Federal do Pampa al mercado de trabajo de Sant’Ana do Livramento/RS, en el periodo de 2010 al 2015. El método utilizado fue un estudio descriptivo, de carácter misto, compuesto por una etapa cuantitativa y otra etapa cualitativa. En la fase cuantitativa fueron colectados datos mediante cuestionario electrónico enviado para el total de 293 egresos del curso de administración. En el mismo cuestionario, la pesquisa fue delimitada para los egresos que están actuando como administradores en el municipio de Sant’Ana do Livramento, resultando en la na identificación de 38 egresos, que fueron el foco del estudio. En el resultados, destaca que la mayoría de los egresos es oriunda del estado del Rio Grande de Sul, donde presentan una situación financiera relativamente estable y llevaran entre cuatro y cinco años para que concluyeran su graduación. Sobre los egresos que están actuando como administradores en el mercado de trabajo del municipio, se identificó un bajo porcentual de los empreendedores, así como los resultados también indican que la administración de cursos es importante para los graduados, ya que la mayoría de los entrevistados considera que lo diploma hace la diferencia para la actuación en el mercado de trabajo.
metadata.dc.subject: Egressos
Administração
Mercado de trabalho
Sant’Ana do Livramento
Egresos
Administración
Mercado de trabajo
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1776
metadata.dc.date.issued: 23-Nov-2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Administração

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
FINAL.pdf1.03 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???