???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1444
Tipo: Relatório Técnico
metadata.dc.title: Desafios da gestão escolar : o caso do curso técnico subsequente de telecomunicações do IFSul-rio-grandense.
Autor(es): Rosa, Elisa Santos da
Primeiro Orientador: Vieira, Maurício Aires
Resumo: Este Relatório Crítico-Reflexivo, fundamentado no método da pesquisa-ação, se propôs a analisar o esvaziamento do Curso Profissional de Nível Médio de Telecomunicações, na forma subsequente, do campus Pelotas do IFSul-rio-grandense, e a sua relação intrínseca com o fracasso escolar, dentro de uma perspectiva social. Tal abordagem, por mim selecionada, apoiou-se no estudo das mudanças estruturais ocorridas nos cursos técnicos profissionais de nível médio, em decorrência das alterações no mundo do trabalho, buscando relacionar os dados coletados e seus indicadores, com a lógica do sistema capitalista globalizado, que a tudo submete, inclusive, e, principalmente, à Educação Profissional no País, em seus discursos de empregabilidade. Para realização da pesquisa, foram utilizadas diferentes fontes primárias disponíveis na Instituição, realizada a analise de documentos no período de 2012-2 a 2014-2, e a aplicação de questionários com os estudantes do primeiro semestre de 2015. O plano de ação foi elaborado a partir da análise diagnóstica dos dados coletados, bem como da observação das ações da equipe gestora do campus Pelotas e da coordenadoria do referido curso frente à problemática. O objetivo principal do trabalho realizado foi o de contribuir e somar, por meio da participação da professora-pesquisadora junto à comissão responsável pela elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do Curso Técnico Integrado de Telecomunicações, através de um trabalho colaborativo, a fim de minimizar e combater os efeitos reverberados da diminuição da procura pelo referido curso. Foram realizadas oito reuniões que encaminharam as seguintes ações: elaboração de referencial teórico, aplicação de instrumentos diagnósticos e planificação de ações futuras para aplicabilidade do novo documento emanado desta Comissão.
Abstract: Este Informe Crítico-Reflexivo, fundamentado en el método de la investigaciónacción, se propuso, a analizar el esvaziamento del Curso Profesional de Nivel Medio de Telecomunicaciones en la forma subsequente, del campus Pelotas del IF-SurRío-Grandense, y, su relación intrínseca con el fracaso escolar, dentro de una perspectiva social. Tal abordaje por mí seleccionada se apoyó en el estudio de los cambios estructurales ocurridas en los cursos técnicos profesionales de nivel medio, en el transcurso de las alteraciones en el mundo del trabajo, buscando relacionar los datos recolectados y sus indicadores, con la lógica del sistema capitalista globalizado, que a todo somete, inclusive, y, principalmente, la Educación Profesional en el país, en sus discursos de empregabilidade. Para realización de la investigación, fueron utilizadas diferentes fuentes primarias disponibles en la Institución, realizada a analice de documentos en el periodo de 2012-2 a 2014-2, y, la aplicación de cuestionarios con los estudiantes del primer semestre de 2015. El plan de acción fue elaborado a partir del análisis diagnóstica de los datos recolectados, así como, de la observación de las acciones del equipo gestora del campus Pelotas y de la coordenadoria del referido curso frente a la problemática. El objetivo principal del trabajo realizado fue lo de contribuir y sumar, a través de la participación de la profesora-investigadora junto a la comisión responsable por la elaboración del Proyecto Pedagógico de Curso (PPC) del Curso Técnico Integrado de Telecomunicaciones, a través de un trabajo colaborativo, a fin de minimizar, y, combatir los efectos reverberados de la disminución de la busca por el referido curso. Fueron realizadas ocho reuniones que encaminaron las siguientes acciones: elaboración de referencial teórico, aplicación de instrumentos diagnósticos y planificação de acciones futuras para aplicabilidade del nuevo documento emanado de esta Comisión
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1444
metadata.dc.date.issued: 29-Nov-2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Relatório Crítico-Reflexivo de Elisa Santos da Rosa.pdfRelatório Crítico Reflexivo Elisa Santos da Silva4.95 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons