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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Emulação do ciclo atkinson utilizando uma válvula de pistão
Authors: Gomes, Matheus Silveira Galvão
metadata.dc.creator: Gomes, Matheus Silveira Galvão
metadata.dc.contributor.advisor1: Santiago, Gustavo Fuhr
metadata.dc.description.resumo: O avanço da humanidade apresenta novas demandas tecnológica, não sendo diferente no meio automobilístico, onde cada vez mais são necessários motores econômicos, potentes e que produzam menos poluentes para o meio ambiente. Uma ideia que é capaz de aliar todas essas características foi proposta por Atkinson, onde o seu ciclo é capaz de apresentar um maior rendimento do que o ciclo Otto por meio de um curso de expansão maior do que o curso de compressão. O trabalho apresenta uma tecnologia onde se implementa uma válvula de pistão no lugar da válvula de escape tradicional, com o objetivo de obter o ciclo Atkinson a partir da correta sincronização dos movimentos. A metodologia aplica as novas relações geométricas criadas pela válvula de pistão de maneira que o projeto avance para uma solução compacta, eficiente e vantajosa em relação a outros modelos. O resultado final é um modelo que alcança uma relação Atkinson igual a 1,2, utilizando um pistão auxiliar com 60 mm de diâmetro, 63 mm de curso e um volume adicional na superfície igual a 5,45 cm³. O cilindro auxiliar é acoplado em um espaço igual a 50 mm no cabeçote e o pistão auxiliar possui um ciclo de funcionamento que é metade do ciclo do pistão principal. Esse modelo ainda permite otimizações futuras, pois é possível melhorar o diagrama das válvulas de admissão, adaptar a geometria da câmara de combustão e variar o curso do pistão auxiliar.
Abstract: The advancement of humanity presents new technological demands, no different in the automotive environment, where ever they are needed most economic engines, powerful and produce less polluting to the environment. One idea which is able to combine all of these characteristics has been proposed by Atkinson, where the cycle can provide a higher yield than the Otto cycle through an expansion stroke greater than the compression stroke. This paper presents a technology where it implements a piston controlled exhast port in place of the traditional exhaust valve, in order to obtain the Atkinson cycle from the correct synchronization of the movements. The methodology applies the new geometric relationships created by the piston controlled exhaust port so that the project proceed to a compact, efficient and advantageous compared to other models. The final result is a model that achieves a Atkinson ratio equal to 1.2, using an auxiliary piston 60 mm in diameter, 63 mm stroke and in an additional volume equal to 5.45 cm³ surface. The auxiliary cylinder is coupled in a space of 50 mm in the head and the auxiliary piston has an operating cycle which is half of the main piston cycle. This model also allows for future enhancements, it is possible to improve the diagram of the intake valves, adjust the geometry of the combustion chamber and vary the auxiliary piston stroke.
Keywords: Mechanical Engineering
Piston controlled exhaust port
Engines
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/932
Issue Date: 9-Dec-2015
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

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