Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/926
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Projeto de uma bancada de fluxo para cabeçotes de motores de baixa cilindrada unitária
Authors: Bernardi, Sander
metadata.dc.creator: Bernardi, Sander
metadata.dc.contributor.advisor1: Santiago, Gustavo Fuhr
metadata.dc.description.resumo: As bancadas de fluxo são equipamentos usados para medir a capacidade de fluxo de diversos componentes de motores de combustão interna através da perda de carga gerada pelos mesmos, para isso, utiliza parâmetros de pressão e temperatura controlados. Essas máquinas são constantemente utilizadas na preparação de motores de alto desempenho, mais especificamente para avaliar as modificações realizadas em componentes como carburadores, coletores de admissão e principalmente cabeçotes, onde são feitas alterações que podem trazer ganhos expressivos de potência. Neste trabalho é proposto o projeto de uma bancada de fluxo de baixo custo destinada a medições de fluxo em cabeçotes de motores de até 500 cilindradas unitárias, podendo também ser utilizada para medir perda de carga de diversos dispositivos em aulas práticas relacionadas à mecânica dos fluidos.
Abstract: Flow benches are equipments used to measure the flow capacity of many components of Internal combustion engine using pressure drop generated by them, to accomplish this, it uses controlled pressure and temperature parameters. These machines are constantly used in high performance engines development, more specifically to evaluate modifications made in components like carburetors, intake manifolds and mostly in cylinder heads, where are made changes that can give significant increase of power. This paper proposes the project of a low cost flow bench designed to perform flow measurements in cylinder heads of engines with up to 500cc cylinder displacement, it may also be used to measure pressure losses in many devices in practical classes related to fluid mechanics.
Keywords: Mechanical Engineering
Fluid mechanics
Internal combustion engines
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/926
Issue Date: 9-Dec-2015
Appears in Collections:Engenharia Mecânica



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons