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Tipo: Trabalho acadêmico
Título: Uma abordagem ética e responsável ao design para/com crianças: investigando a integração de práticas de interação humano-computador à engenharia de requisitos
Autor(es): Lôbo, Kézia Letícia da Silva
Primeiro Orientador: Melo, Amanda Meincke
Resumo: Em diferentes contextos sociais crianças têm acesso às tecnologias digitais, como usuárias e como consumidoras de produtos geralmente construídos para adultos. Mais do que usuárias, crianças podem ser ótimas colaboradoras no desenvolvimento de tecnologias de seu interesse. Os trabalhos relacionados apresentam diferentes concepções para a inclusão de crianças no design de tecnologias digitais, nem sempre alinhadas a uma perspectiva inclusiva de design. Considerando-se a relevância da Engenharia de Requisitos no processo de desenvolvimento de software, tem-se como objetivo geral investigar a integração entre Interação Humano-Computador e Engenharia de Software no processo de Engenharia de Requisitos pelo desenvolvimento de artefatos de software para/com crianças no contexto do projeto de pesquisa DICA-TDIC – Design Inclusivo para/com Crianças e Adolescentes de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Adota-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, com o desenvolvimento de dois estudos de caráter exploratório. Pela análise da integração de técnicas de Design Participativo a atividades de Engenharia de Requisitos realizadas com a participação de crianças, observa-se que a adoção de práticas de Interação Humano-Computador com crianças oferece elementos importantes para a especificação de requisitos como parte de um processo mais amplo de Engenharia de Software. Algumas lições aprendidas são apresentadas, contribuindo a uma abordagem ética e responsável ao desenvolvimento de software com crianças.
Abstract: In different social contexts, children have access to digital technologies as users and consumers of products built for adults. More than users, children can be great contributors in the development of technologies of their own interest. Related works show different approaches to children inclusion in the design of digital technologies. Sometimes such approaches are not aligned to inclusive design. Considering the relevance of Requirements Engineering in the software development process, this work aims at investigating the Human-Computer Interaction and the Software Engineering integration in the Requirement Engineering by developing software artifacts to/with chilren in the context of DICA-TDIC (from portuguese, Design Inclusivo para/com Crianças e Adolescentes de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) research project. A qualitative research approach is adopted within the development of two exploratory studies. By analysing Participatory Design techniques integrated to Requirement Engineering activities conducted with children participation, it was observed that adopting Human-Computer Interaction practices with children offers important elements to the requeriment specification as part of a broaden Software Engineering process. Some lessons learned are presented, contributing to an ethical and responsible approach to software development with children.
Palavras-chave: Software engineering
Software development
Digital technology
Children
Ethic
Requirements engineering
Editor: Universidade Federal do Pampa
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/891
Data do documento: 22-Jul-2016
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