Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/887
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Diretrizes de acessibilidade para jogos em dispositivos móveis
metadata.dc.creator: Moura, Edison Jhonatan Regina
metadata.dc.contributor.advisor1: Cheiran, Jean Felipe Patikowski
metadata.dc.description.resumo: Com o crescimento do mercado mundial de dispositivos móveis, como tablets e smarthphones, acompanhando o seu crescimento quanto ao poder de software e hardware, a demanda por aplicativos mais complexos está aumentando. Junto com estes avanços, o mercado de jogos para esses dispositivos também segue uma linha ascendente, sendo importante fonte de renda para as indústrias especializadas no setor. A grande maioria dos jogos lançados não é acessível, impedindo desta forma que as pessoas com deficiência aproveitem a experiência completa fornecida por estes jogos. A pressão do mercado e a falta de guias para o desenvolvimento de jogos acessíveis contribuem para que o critério acessibilidade não seja cumprido no desenvolvimento do jogo por seus desenvolvedores. A elaboração de uma documentação que sirva como suporte para os desenvolvedores é de suma importância como um meio para tentar fornecer auxílio para que a acessibilidade seja assegurada nestes jogos, uma vez que grande parte dos desenvolvedores não sabe como garantir que seus jogos sejam acessíveis e em alguns casos não fazem ideia do que seja acessibilidade em jogos (GARBER, 2013), assim, a proposta deste trabalho consiste em desenvolver um documento contendo um conjunto de diretrizes de acessibilidade para jogos em dispositivos móveis. Foram investigados conjuntos de diretrizes utilizando o processo de Análise de Conteúdo. Posteriormente, as recomendações formuladas foram organizadas em um documento seguindo a estrutura proposta pelo WCAG e validadas, com o emprego das diretrizes por avaliadores para avaliar a acessibilidade em um jogo para dispositivo móvel. A partir dos resultados obtidos, foi possível realizar uma investigação das discrepâncias de resultados, com a finalidade de descobrir as principais causas dos problema e, reparar os problemas relacionados as diretrizes. O desenvolvimento deste trabalho resultou em um conjunto de diretrizes de acessibilidade para jogos em dispositivos móveis, validada parcialmente a partir da avaliações de um jogo por usuários não especialistas, levando-se em conta as principais observações registradas tanto pelos avaliadores quanto pelo monitor da atividade, com a finalidade de aprimorar as recomendações elaboradas.
Abstract: With the growth of the global market for mobile devices such as tablets and smartphones, and their software and hardware power, the demand for more complex applications is increasing. Along with these advances, the gaming market for these devices also follows an ascending line by being an important source of income for industries in the sector. The vast majority of delivered games is not accessible, thus preventing that people with disabilities enjoy the full experience provided by them. Market pressure and lack of guidelines for the development of accessible games contribute to accessibility criteria not be met in game development by its developers. The creation of a document that provides support for developers is important to try to provide assistance so that accessibility is ensured in games, since most of the developers do not know how to ensure accessibility in their games and in some cases they have no idea of what accessibility games is (GARBER, 2013). Thus the purpose of this study is to develop an document containing a collection of accessibility guidelines for games on mobile devices. Guidelines were investigated using a content analysis process. Subsequently, the recommendations were organized in a document following the template proposed by WCAG and they were validated with the use of guidelines to assess accessibility in a mobile game by evaluators. With the results, it was possible to investigate the unconformities with the goal to find out the main causes of the problem and repair the guidelines. The development of this work has resulted in a collection of accessibility guidelines for games on mobile devices, validated by evaluation of a game by non-expert users, taking into account the observations recorded by both the evaluators and the activity observer in order to improve the recommendations.
Keywords: Software engineering
Accessibility
Games
Mobile applications
Checklist
Engenharia de software
Acessibilidade
Jogos
Aplicativos móveis
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.department: Campus Alegrete
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/887
Issue Date: 2-Dec-2015
Appears in Collections:Engenharia de Software

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diretrizes de acessibilidade para jogos em dispositivos móveis.pdf12,34 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons