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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: UML Sketch Recognizer: um aplicativo para reconhecimento de esboços de diagramas de classe em fotos
metadata.dc.creator: Giordano, Douglas Montanha
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, João Pablo Silva da
metadata.dc.description.resumo: A modelagem ágil é uma estratégia de modelagem de software para o desenvolvimento ágil. Existem várias práticas para realizar uma modelagem ágil, como por exemplo a utilização de ferramentas simples. Os quadros brancos são utilizados por muitas equipes que utilizam práticas de modelagem ágil, pois oferecem um ambiente dinâmico e colaborativo de modelagem. O problema ocorre na geração dos artefatos de software. Os esboços feitos em quadros brancos são normalmente armazenados em fotos, ocasionando uma desatualização da documentação e também impossibilidade de gerar códigos equivalentes ao esboço. Com o objetivo de minimizar essa integração entre esboços feitos em quadros e editores UML, este trabalho apresenta um aplicativo de reconhecimento de esboços de diagramas de classe para Android. A aplicação utiliza técnicas de processamento e análise de imagens juntamente com a biblioteca de visão computacional Open CV e o interpretador de caracteres Tesseract. A interpretação da imagem é feita por uma camada de reconhecimento que processa, segmenta, classifica e interpreta a imagem contendo o diagrama. A partir de testes feitos com vários esboços de diagramas, foi possível perceber um alto nível de detecção dos elementos em ambiente controlado, que ficou em torno de 70% e 100%. Já o reconhecimento teve um médio nível de precisão, que ficou em torno de 30% e 90%.
Abstract: The Agile Modeling is a software modeling strategy for agile development. There are several practical to perform a responsive modeling, such as the use of simple tools. The whiteboards are used by many teams that use agile modeling practices, they offer a dynamic and collaborative environment modeling. The problem occurs in the generation of software artifacts. The sketches on whiteboards are usually stored in photos, causing a downgrade of the documentation and also inability to generate the outline equivalent codes. In order to minimize this integration between sketches in frames and UML editors, this paper presents a recognition application class diagrams of sketches for Android. The application uses processing techniques and image analysis with computer vision library Open CV and interpreter Tesseract characters. The interpretation of the image is made by a recognition layer processing, segments, classifies and interprets the image containing the diagram. From tests with various sketches of diagrams, it was possible to realize a high level of detection of the elements in a controlled environment, which was around 70% and 100%. Already recognition had an average level of precision that was around 30% and 90%.
Keywords: Software engineering
Software development
UML
Image processing
CASE
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/884
Issue Date: 2-Dec-2015
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