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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O impacto da usabilidade na aprendizagem por meio de jogos educacionais digitais
Autor(es): Costa Junior, Miguel Julio Zinelli da
Primeiro Orientador: Cheiran, Jean Felipe Patikowski
Resumo: Jogos educacionais podem ter a finalidade de promover a aprendizagem sobre um determinado conteúdo. A aprendizagem é uma interpretação pessoal exclusiva de cada pessoa e é consolidada através de experiências próprias. Existe a possibilidade dessas experiências serem adquiridas através de jogos educacionais digitais. O problema que apresenta-se é resumido em uma pergunta: existe relação entre a usabilidade de jogos educacionais digitais e aprendizagem de terminado conteúdo? Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo realizar um estudo sobre o impacto da usabilidade na aprendizagem através de jogos educacionais digitais propondo e desenvolvendo um jogo educacional em duas versões. Comparar a aprendizagem de alunos após jogar esses jogos e apresentar indícios de uma relação entre a usabilidade dos jogos e o aprendizado de seu conteúdo, além contribuir para o desenvolvimento de jogos educacionais digitais. Os resultados dessa relação foram obtidos através de um questionário aplicado como pré-teste, pós-teste imediato e pós-teste realizado três dias após a sessão de jogos. A partir desses testes é feita uma média de acertos das questões para quem jogou o jogo com alta e baixa usabilidade. Nos resultados finais, não observou-se diferença significativa entre os desempenhos dos participantes. A capacidade de aprendizagem mostrou-se maior no jogo com alta usabilidade no pré-teste imediato, porém houve um esquecimento maior de quem jogou o jogo com alta usabilidade no pós-teste realizado três dias depois.
Abstract: Educational games can be designed to promote learning about a certain content. Learning is a unique personal interpretation of each person and is consolidated through their own experiences. There is a possibility of these experiences be acquired through digital educational games. The problem that presents itself is summed up in one question: is there a relation between the usability of digital educational games and learning through content? This course conclusion work aims to conduct a study on the impact of usability in learning through digital educational games proposing and developing an educational game in two versions. Compare student learning after playing these games and present evidence of a relationship between the usability of the games and the learning of its contents, beyond contributing to the development of digital educational games. The results of this relationship were obtained through a questionnaire administered as a pre-test, immediate post-test and post-test performed three days after the game session. From these tests is made an average of correct questions for those who played the game with high and low usability. In the final results, we did not observe a significant difference between the performances of the participants. The learning ability was higher in the game with high usability in the immediate pre-test, but there was a higher forgetting who played the game with high usability in the post-test carried out three days later.
Palavras-chave: Software Engineering
Educational Games
Usability
Learning
Engenharia de software
Jogos Educacionais
Usabilidade
Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Editor: Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Alegrete
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/879
Data do documento: 4-Dez-2015
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