???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8787
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Saúde mental na primeira infância
Autor(es): Barbieri, Monica
Primeiro Orientador: Silva, Jocenir de Oliveira
1° Membro da banca: Pedersen, Jaina Raqueli
2° Membro da banca: Guilherme, Rosilaine Coradini
Resumo: O presente artigo tem como tema a saúde mental na primeira infância de crianças de 0 a 6 anos no Brasil mediante uma pesquisa bibliográfica realizada para o componente trabalho de conclusão de curso - TCC II do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Este artigo teve como objetivo apresentar as políticas públicas voltadas para o atendimento da saúde mental na primeira infância. Justificou-se a escolha desta temática pela falta de produções na área do Serviço Social, o que suscitou na escolha do tema para responder tais inquietações. Este estudo está amparado pelo método dialético crítico, utilizando das categorias: mediação, historicidade, totalidade e contradição. Quanto à metodologia da pesquisa, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. A coleta e análise de dados será inicialmente a partir de uma pré-análise dos conteúdos encontrados, utilizando da leitura dos artigos que compuseram o universo do projeto, tendo como critérios os descritores, palavras chaves e local, sendo estes Scielo e Google Acadêmico. O principal aspecto observado foi a carência de pesquisas sobre esta temática na área do Serviço Social, e como isso representa um retrocesso prejudicial para a sociedade. Esta lacuna é particularmente marcante dado o elevado grau de relevância da temática, uma vez que se encontra intrinsecamente vinculada às expressões da Questão Social. A partir deste artigo, visa-se estabelecer uma contribuição substantiva para o aprimoramento do exercício profissional no âmbito da política de saúde mental infantil.
Resumen: El presente artículo tiene como tema la salud mental en la primera infancia de niños de 0 a 6 años en Brasil a través de una investigación bibliográfica realizada para el componente Trabajo de Conclusión de Curso - TCC II del Curso de Trabajo Social de la Universidad Federal del Pampa - UNIPAMPA. El objetivo de este artículo fue presentar las políticas públicas dirigidas al cuidado de la salud mental en la primera infancia. La elección de este tema se justificó por la falta de producciones en el área del Trabajo Social, lo que llevó a la elección del tema para abordar estas inquietudes. Este estudio está respaldado por el método dialéctico crítico, utilizando las categorías de mediación, historicidad, totalidad y contradicción. En cuanto a la metodología de la investigación, se trata de una investigación bibliográfica de naturaleza cualitativa. La recopilación y análisis de datos se realizarán inicialmente a partir de una preanálisis de los contenidos encontrados, utilizando la lectura de los artículos que formaron parte del universo del proyecto, con criterios como descriptores, palabras clave y ubicación, siendo esta Scielo y Google Académico. El aspecto principal observado fue la escasez de investigaciones sobre esta temática en el área del Trabajo Social y cómo esto representa un retroceso perjudicial para la sociedad. Esta brecha es particularmente destacada dado el alto grado de relevancia del tema, ya que está intrínsecamente vinculado a las expresiones de la Cuestión Social. A partir de este artículo, se busca establecer una contribución significativa para el perfeccionamiento del ejercicio profesional en el ámbito de la política de salud mental infantil.
metadata.dc.subject: Saúde mental infantil
Política Pública
Serviço Social
Infância
Saúde mental – Crianças
Salud mental de los niños
Servicios sociales
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: BARBIERI, Monica. Saúde mental na primeira infância. 2023. 28 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8787
metadata.dc.date.issued: 12-Dec-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Serviço Social

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Monica Barbieri 2023.pdf366.21 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???