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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Proposta de implementação do orçamento participativo para Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul
Autor(es): Parodes, Gilson Edo Alves
Primeiro Orientador: Ramadam, Ismael Mauri Gewehr
Coorientador: Colvero, Ronaldo Bernardino
1° Membro da banca: Pinto, Muriel
2° Membro da banca: Heringer, Nidia
3° Membro da banca: Azevedo, Domingos Sávio Campos de
Resumo: Este trabalho está centrado na forma de elaborar os orçamentos a luz da legislação vigente, onde procuramos utilizar uma linguagem simples, abordando o tema a partir da introdução do Orçamento Programa no Brasil até chegarmos a proposta da implementação do Orçamento Participativo para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus São Vicente do Sul. O processo de atividades de democratização das decisões, de forma direta através da democracia participativa traz no seu escopo muito além das definições orçamentárias, traz junto um processo de construção de pertencimento dos cidadãos. O objetivo da pesquisa é propor uma inovação no processo de elaboração dos planos de ações e do planejamento orçamentário, do IFFAR Campus São Vicente do Sul, alicerçada nos princípios da democracia participativa através de um método dialético. A implantação da nova metodologia pretende aprimorar a elaboração e a execução orçamentária, melhorando a eficiência, a eficácia e a efetividade dos custos e auxiliar na formação cidadã dos indivíduos, fomentando o engajamento da comunidade acadêmica na gestão orçamentária. Para atingir os objetivos do presente projeto, a pesquisa foi realizada com a comunidade acadêmica do Campus São Vicente do Sul. Esta comunidade é formada por uma massa crítica e heterogênea de aproximadamente 2 mil pessoas com características diversas e composta por discentes, docentes, técnicos administrativos, trabalhadores terceirizados e representantes da comunidade externa que participam em conselhos consultivos e/ou deliberativos. A presente pesquisa enquadra-se como uma pesquisa-ação, tendo em vista que propõe uma resolução para um problema coletivo. Com a aplicação da presente pesquisa foi possível mensurar o nível de interesse da comunidade acadêmica em se engajar na busca de soluções para as demandas cotidianas que são de interesse da coletividade e, desde já iniciar o processo de criação do sentimento de pertencimento ao espaço comum, não só para o apontamento de problemas ou realização de críticas, mas também na proposição de soluções técnicas viáveis capazes de resolver as questões de forma perene, alicerçadas na construção coletiva pelo método do Orçamento Participativo. Também foi possível comprovar, através da presente pesquisa, que as decisões referentes a programação orçamentária, atualmente, no Campus São Vicente do Sul, estão acontecendo de forma centralizada, onde os integrantes da gestão decidem os rumos da instituição, não havendo mecanismos para a participação aberta para a comunidade acadêmica.
Abstract: This work is centered on how to prepare budgets in the light of current legislation, where we try to use simple language, approaching the theme from the introduction of the Program Budget in Brazil until we arrive at the proposal for the implementation of the Participatory Budget for the Federal Institute of Education, Science and Technology Farroupilha - Campus São Vicente do Sul. The process of democratizing decision-making activities, directly through participatory democracy, goes far beyond budgetary definitions and brings together a process of building citizens' belonging. The objective of the research is to propose an innovation in the process of elaboration of action plans and budget planning, of the IFFAR Campus São Vicente do Sul, based on the principles of participatory democracy through a dialectical method. The implementation of the new methodology is intended to improve budget preparation and execution, improving efficiency, effectiveness and cost effectiveness and assisting in the citizenship education of individuals, encouraging the engagement of the academic community in budget management. In order to achieve the objectives of this project, the research was carried out with the academic community of Campus São Vicente do Sul. This community is formed by a critical and heterogeneous mass of approximately 2 thousand people with diverse characteristics and composed of students, professors, administrative technicians, outsourced workers and representatives of the external community who participate in consultative and/or deliberative councils. This research is framed as an action research, considering that it proposes a resolution to a collective problem. With the application of this research, it was possible to measure the level of interest of the academic community in engaging in the search for solutions to the daily demands that are of interest to the community and, from now on, start the process of creating the feeling of belonging to the common space, not only for pointing out problems or making criticisms, but also for proposing viable technical solutions capable of resolving issues in a perennial way, based on collective construction through the Participatory Budget method. It was also possible to prove, through the present research, that the decisions referring to the budget programming, currently, in Campus São Vicente do Sul, are happening in a centralized way, where the management members decide the direction of the institution, with no mechanisms for the participation open to the academic community.
metadata.dc.subject: Orçamento
Participação política
Cidadania
Administração pública
IFFAR Campus São Vicente do Sul
Budget
Political participation
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Mestrado Profissional em Políticas Públicas
metadata.dc.identifier.citation: PARODES, Gilson Edo Alves. Proposta de implementação do orçamento participativo para Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul. 2023. 158 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8673
metadata.dc.date.issued: 21-Aug-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Políticas Públicas

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