???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8352
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Práticas de letramento literário nas rotinas familiares e sua contribuição para a formação de leitores
Autor(es): Campos, Caroline Saldanha
Primeiro Orientador: Duarte, Marcelo de Andrade
Coorientador: Oliveira, Lisiane Inchauspe de
1° Membro da banca: Duarte, Marcelo de Andrade
2° Membro da banca: Oliveira, Lisiane Inchauspe de
3° Membro da banca: Dornelles, Clara Zeni Camargo
4° Membro da banca: Azambuja, Flávia
Resumo: Despertar o ânimo da criança a ler durante a infância, contribui nos aspectos que dizem respeito às questões de formação social do indivíduo, principalmente no que diz respeito a se tornar adultos com opiniões e posicionamento. Para tanto, é essencial ter entendimento sobre as práticas literárias das famílias. Assim, a pesquisa buscará compreender as práticas de letramento literário e o modo como os pais lidam com a leitura nos núcleos familiares, relacionando estes fatores com a formação de leitores, para assim auxiliar professores a identificar possíveis problemáticas nesse sentido. Para a realização do estudo de caso, foram entrevistados pais de alunos de 2º e 3º ano do ensino fundamental, período em que as crianças estão início de alfabetização, o local utilizado para a entrevista foi uma escola particular no município de Quaraí, fundamentando-se em bibliografia a partir dos pressupostos relacionados ao letramento literário, considerando estudos de Magda Soares (2014), Cosson (2014), entre outros teóricos marcantes. Abordaremos também os reveses encontrados pela família para a promoção do letramento literário na infância, trazendo questões levantadas a partir do estudo realizado. Nas questões da entrevista, relacionadas com a leitura e o ambiente familiar, detectamos, através da análise dos dados obtidos, que os pais consideram que ler para os filhos auxilia no processo de aprendizagem e formação social das crianças, por fim, considera-se a família uma peça-chave de incentivo para a criança leitora, pois auxilia na formação de gostos e costumes. Do mesmo modo, a escola e os professores fazem parte da equipe de construção de leitores.
Abstract: Awakening the child's spirit to read during childhood, even before starting school, contributes to social aspects. Therefore, it is essential to have an understanding of the literary practices of families. Thus, the research will seek to understand the practices of literary literacy and the way in which parents deal with reading in households, relating these factors to the formation of readers, in order to help teachers to identify possible problems in this regard. To carry out the case study, parents of 2nd and 3rd year elementary school students were interviewed at a private school in the city of Quaraí, based on bibliography based on assumptions related to literary literacy, considering studies by Magda Soares ( 2014), Cosson (2014), among other outstanding theorists. We will also address the setbacks encountered by the family in promoting literary literacy, raising questions about contact with technologies during childhood. In the interview questions, related to reading and the family environment, we detected, through the analysis of the data obtained, that parents consider that reading to their children helps in the learning process and social formation of children, finally, family a key piece of encouragement for the reading child, as it helps in the formation of tastes and customs. Likewise, the school and teachers are part of the reader-building team.
metadata.dc.subject: Letramento literário
Leitura familiar
Formação de leitores
Literary literacy
Familiar reading
Reader training
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: CAMPOS, Caroline Saldanha. Práticas de letramento literário nas rotinas familiares e sua contribuição para a formação de leitores. 27 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8352
metadata.dc.date.issued: 13-Dec-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
CAROLINE SALDANHA CAMPOS.pdfCaroline Saldanha Campos 2021650.64 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???