???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8310
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Resolução de problemas como uma metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação aliada ao uso de softwares: potencialidades para o ensino de trigonometria
Autor(es): Silva, Ingrid Pereira da
Primeiro Orientador: Soares, Maria Arlita da Silveira
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar potencialidades e limites de uma sequência de atividades, desenvolvida em ambiente informatizado e dinâmico na perspectiva da Resolução de Problemas para ensinar conceitos relacionados ao ciclo trigonométrico. Para tanto, fundamentou-se nos pressupostos da Resolução de Problemas como uma metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação. A escolha metodológica é de uma pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso. A produção de dados deu-se por meio da elaboração e desenvolvimento de uma sequência de atividades com quatorze estudantes do 2º Ano de uma escola da rede estadual de Caçapava do Sul/RS. A análise dos dados permitiu concluir que desenvolveram-se aulas em que os estudantes participaram ativamente na construção de seus conhecimentos, elaborando e testando conjecturas, discutindo relações e buscando generalizar os conteúdos/conceitos de Trigonometria, bem como apresentaram uma evolução significativa ao longo das atividades em relação a metodologia utilizada.
Resumen: Este trabajo tiene por objetivo analizar potencialidades y límites de una secuencia de actividades, desarrollada en ambiente informático y dinámico en la perspectiva de la Resolución de Problemas para enseñar conceptos relacionados al ciclo trigonométrico. Para ello, se basó en los supuestos de la Resolución de Problemas como una metodología de enseñanza-aprendizaje-evaluación. La elección metodológica es de una investigación cualitativa en la forma de estudio de caso. La producción de datos se dio a través de la elaboración y desarrollo de una secuencia de actividades con catorce estudiantes del 2º año de una escuela de la red estatal de Caçapava do Sul / RS. El análisis de los datos permitió concluir que se desarrollaron clases en que los estudiantes participaron activamente en la construcción de sus conocimientos, elaborando y probando conjeturas, discutiendo relaciones y buscando generalizar los contenidos / conceptos de Trigonometría, así como presentaron una evolución significativa a lo largo de las actividades en relación con la metodología utilizada.
metadata.dc.subject: Resolução de Problemas
Estágio Curricular Supervisionado
Ciclo Trigonométrico
Solución de problemas
Trabajo Curico Supervisado
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Caçapava do Sul
metadata.dc.identifier.citation: SILVA, Ingrid Pereira da. Resolução de problemas como uma metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação aliada ao uso de softwares: potencialidades para o ensino de trigonometria. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) – Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8310
metadata.dc.date.issued: 2018
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Ingrid Pereira da Silva - 2018.pdf1.71 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???