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dc.contributor.advisor1Rocha, Jefferson Marçal da-
dc.creatorRomeu , Marceli Lucia Paveglio-
dc.date.accessioned2023-04-25T19:36:54Z-
dc.date.available2023-04-25-
dc.date.available2023-04-25T19:36:54Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationROMEU, Marceli Lucia Paveglio. Formação continuada de professores e relações étnico raciais em escola bilíngue: possibilidades e limites. 128 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8237-
dc.description.abstractThe educational context and the school play a central role in overcoming prejudice and racism in Brazilian society. The present work aims to analyze the need to promote the continuing education of teachers for ethnic-racial relations in the daily life of the bilingual school, with the aim of overcoming racism and prejudice through intervention research. To this end, the methodology encompassed documentary research on the current legislation regarding the teaching of ethnic-racial relations and the political pedagogical project of a bilingual school on the aforementioned legislation. Based on this, the analysis of the laws and content addressed on bilingual teaching and a diagnostic questionnaire on the knowledge of the teachers at the target school about the concepts that would be worked on, an intervention was conducted that consisted of seven face-to-face meetings to present content on bilingualism, ethnic relations - racial and legislation that requires the approach of these in schools. The results express the relevance of training teachers for bilingual pedagogical practice that adequately addresses ethnic-racial cultural relations at school. We understand that Brazilian society needs a more in-depth study, which dialogues in defense of the continuing education of teachers for ethnic-racial relations, we also understand that specific actions will not end with racial discrimination.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectEnsino de Libraspt_BR
dc.subjectContinuing teacher educationpt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.subjectBilingual educationpt_BR
dc.subjectTeaching Libraspt_BR
dc.titleFormação continuada de professores e relações étnico raciais em escola bilíngue: possibilidades e limitespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Jefferson Marçal da-
dc.contributor.referee2Fernandes, Cristiane Lima Terra-
dc.contributor.referee3Gritti, Silvana Maria-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO contexto educacional e a escola têm papel central na superação do preconceito e do racismo na sociedade brasileira. O presente trabalho tem como objetivo analisar a necessidade de fomentar a formação continuada de professores para relações étnico raciais no cotidiano da escola bilíngue, com intuito de superar o racismo e o preconceito através de uma pesquisa intervenção. Para tanto, a metodologia englobou pesquisa documental da legislação vigente quanto ao ensino das relações étnico raciais e do projeto político pedagógico de uma escola bilíngue sobre a referida legislação. A partir disso, das análises das leis e conteúdos abordados sobre ensino bilíngue e de questionário diagnóstico do conhecimento dos professores da escola alvo acerca de conceitos que seriam trabalhados, foi conduzida intervenção que consistiu em sete encontros presenciais para apresentação de conteúdos sobre bilinguismo, relações étnico-raciais e legislação que obriga a abordagem destes nas escolas. Os resultados exprimem a relevância da capacitação dos professores para o exercício pedagógico bilíngue e que aborde adequadamente as relações culturais étnico-raciais na escola. Compreendemos que a sociedade brasileira necessita de um estudo mais aprofundado, que dialogue em defesa da formação continuada de professores para as relações étnico-raciais, também, entendemos que ações pontuais não terminarão com a discriminação racial.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

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