???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8208
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Moura, Patrícia dos Santos-
dc.creatorVieira , Betânia Rondan-
dc.date.accessioned2023-04-24T17:25:21Z-
dc.date.available2023-04-24-
dc.date.available2023-04-24T17:25:21Z-
dc.date.issued2022-12-13-
dc.identifier.citationVIEIRA, Betânia Rondan. Ensinar e aprender ortografia no 3º ano do ensino fundamental em uma escola de Jaguarão/RS. 126 p. 2022. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8208-
dc.description.abstractThis Critical-Reflective Report is the result of research that proposed pedagogical practices that stimulate spelling learning in the 3rd year of Elementary School. The main objective delimited by the research was to analyze the learning about spelling of students of the 3rd year of Elementary School, promoted through pedagogical practices that stimulate reflection and understanding about regularities and irregularities of Portuguese words. Research theoretical assumptions are based on current conceptions of literacy in Brazil, which guide orthography learning through reflective practices (MORAIS, 1998) for the development of metalinguistic awareness (GUIMARÃES; ROAZZI, 2007; SOARES, 2020b).The methodology adopted for the research is a pedagogical intervention (DAMIANI, 2012) with qualitative data analysis (LÜDKE and ANDRÉ, 1986). The intervention actions were carried out from insertions in a 3rd year class of Elementary School in General Antônio de Sampaio Municipal Elementary School. Pedagogical proposals were made that stimulate reflections about regularities and irregularities of Portuguese words. For data collection, the following instruments were used: the questionnaire answered by the holder teacher of the class, the teacher's plans, the written records of the apprentices and the recordings of the encounters. The treatment of the data collected in the research was done from the discursive textual analysis (MORAES, 2003). With the analysis it was possible to identify the writing hypothesis of the learners as well as each one's understanding of the Alphabetic Writing System. In addition, it was possible to verify the construction of some learning about the contextual regularities built from the development of metalinguistic awareness.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrtografiapt_BR
dc.subjectOrtografizaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectOrthographypt_BR
dc.subjectSpellingpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.titleEnsinar e aprender ortografia no 3º ano do ensino fundamental em uma escola de Jaguarão/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Patrícia dos Santos-
dc.contributor.referee2Silva Junior, Bento Selau da-
dc.contributor.referee3Bittencourt, Zoraia Aguiar-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste Relatório Crítico-Reflexivo é resultado da pesquisa que propôs práticas pedagógicas que estimulam a aprendizagem da ortografia no 3º ano do Ensino Fundamental. O objetivo principal delimitado pela pesquisa consistiu em analisar as aprendizagens sobre ortografia de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, promovidas por meio de práticas pedagógicas que estimulam a reflexão e a compreensão sobre as regularidades e irregularidades das palavras da Língua Portuguesa. Os pressupostos teóricos da pesquisa são baseados nas atuais concepções de alfabetização no Brasil, as quais pautam a aprendizagem da ortografia através de práticas reflexivas (MORAIS, 1998) para o desenvolvimento da consciência metalinguística (GUIMARÃES; ROAZZI, 2007; SOARES, 2020b). A metodologia adotada para a pesquisa é a de intervenção pedagógica (DAMIANI, 2012) com análise qualitativa de dados (LÜDKE e ANDRÉ, 1986). As ações interventivas foram realizadas a partir de inserções em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Antônio de Sampaio. Foram realizadas propostas pedagógicas que estimulam as reflexões sobre as regularidades e irregularidades das palavras da Língua Portuguesa. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: o questionário respondido pela professora titular da turma, os planejamentos da professora titular, os registros escritos dos aprendizes e as gravações dos encontros. O tratamento dos dados coletados na pesquisa foi feito a partir da análise textual discursiva (MORAES, 2003). Com a análise foi possível identificar a hipótese de escrita dos aprendizes, assim como as compreensões de cada um sobre o Sistema de Escrita Alfabética. Além disso, foi possível constatar a construção de algumas aprendizagens sobre as regularidades contextuais construídas a partir do desenvolvimento da consciência metalinguística.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
BETÂNIA RONDAN VIEIRA.pdfBetânia Rondan Vieira 20223.72 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???