???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8204
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: O ensino bilíngue e as possibilidades de abordagem de conteúdos no ensino e na aprendizagem
Autor(es): Borges, Aline Saldanha
Primeiro Orientador: Lima, Verônica Rodrigues de
1° Membro da banca: Lima, Verônica Rodrigues de
2° Membro da banca: Acosta, Vanessa David
3° Membro da banca: Rodrigues, Márcia Silvana Peres
Resumo: O ensino inclusivo dentro do território nacional, percebe-se a lacuna existente quando alguns professores não possuem formação no ensino de LIBRAS para assim manter o ato da comunicação com alunos surdos, ademais ainda se percebe a carência de escolas bilíngues, acarretando em dificuldades de inclusão desses em seu processo e aprendizagem. Assim, salienta-se a importância do ensino de Libras na perspectiva do Bilinguismo, partindo do pressuposto que a Lei 10.436/02 regulamenta a obrigatoriedade da disciplina Língua Brasileira dos Sinais (LIBRAS), se torna relevante questionar como o ensino bilíngue no currículo escolar corrobora nos meios comunicativos entre a comunidade surda e não surda, para viabilizar a realização da inclusão em ambiente escolar? Dessa maneira, apresenta-se uma análise do cenário do ensino de Libras como segunda língua para aprendizes não ouvintes, visando a compreensão do ensino de LIBRAS ensino e aprendizagem. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos, legislação, livros e bases curriculares, com teor qualitativo mapeando as principais dificuldades encontradas dentro da inclusão do aluno surdo, afim de apontar as metodologias e sugestões de diversos autores e pesquisas acadêmicas relacionando o ensino bilíngue. Percebeu-se que a realização do ensino através do bilinguismo possibilita maior inclusão do aluno surdo, bem como de seus colegas, possibilitando estabelecer a comunicação entre todos. Portanto, acredita-se que a introdução prévia do ensino bilíngue em ambiente escolar possibilita a autonomia, socialização e inclusão dos alunos surdos.
Resumen: Educación inclusiva dentro del territorio nacional, se percibe una brecha cuando algunos docentes no tienen formación en la enseñanza de LIBRAS para mantener el acto de comunicación con los estudiantes sordos, además de la falta de escuelas bilingües, lo que genera dificultades en la inclusión de estos. en su proceso y aprendizaje. Así, enfatiza la importancia de enseñar Libras desde la perspectiva del Bilingüismo, partiendo del supuesto de que la Ley 10.436 / 02 regula la obligación de la asignatura de Lengua de Signos Brasileña (LIBRAS), resulta relevante cuestionar cómo la enseñanza bilingüe en el currículo escolar apoya en los medios de comunicación entre la comunidad sorda y no sorda, para posibilitar la realización de la inclusión en el entorno escolar? Así, se presenta un análisis del escenario de la enseñanza de Libras como segunda lengua para aprendices que no escuchan, con el objetivo de comprender la enseñanza de la enseñanza y el aprendizaje de LIBRAS. Se realizó una investigación bibliográfica en artículos científicos, legislación, libros y bases curriculares, con mapeo de contenido cualitativo de las principales dificultades encontradas en la inclusión de estudiantes sordos, con el fin de señalar las metodologías y sugerencias de diversos autores e investigaciones académicas relacionadas con la educación bilingüe. educación. Se notó que la realización de la enseñanza a través del bilingüismo posibilita una mayor inclusión de los estudiantes sordos, así como de sus compañeros, posibilitando el establecimiento de la comunicación entre todos. Por tanto, se cree que la introducción previa de la educación bilingüe en el ámbito escolar posibilita la autonomía, socialización e inclusión del alumnado sordo.
metadata.dc.subject: Ensino de Libras
Escolas bilíngue
Inclusão escolar
Enseñanza de Libras
Escuelas bilingües
Inclusión escolar
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: BORGES, Aline Saldanha. O ensino bilíngue e as possibilidades de abordagem de conteúdos no ensino e na aprendizagem. 25 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8204
metadata.dc.date.issued: 17-Dec-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ALINE SALDANHA BORGES.pdfAline Saldanha Borges 2021526.98 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???