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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Marketing de relacionamento: a satisfação do consumidor da marca de cerveja roleta russa
Autor(es): Silva, Vanessa Moura da
Primeiro Orientador: Santor, Fernando Silva
1° Membro da banca: Pereira, João Antônio Gomes
2° Membro da banca: Coutinho, Renata Patricia Corrêa
Resumo: O Brasil é o terceiro maior fabricante de cerveja do mundo, produzindo 13,3 bilhões de litros, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Desde 2016, o setor cervejeiro artesanal vem crescendo, com uma taxa de crescimento de 39,40% no primeiro trimestre de 2017 e uma projeção de 20% a 25% para 2018. As vendas cresceram 80% por meio da internet, com relação ao setor de bebidas alcoólicas. No entanto, com a pandemia, o fechamento de locais sociais e pequenos comércios de bebidas causou uma crise financeira na economia. Devemos ressaltar que com o período epidêmico, os lugares de encontros sociais foram fechados, incluindo lojas e pequenos comércios de bebidas, assim provocando uma crise na economia financeira. Uma dessas cervejarias foi a da marca de cervejas Roleta Russa, a qual migrou para as redes sociais, com o objetivo de buscar um relacionamento mais próximo com o seu público. Assim, nossa finalidade é abordar o problema mencionado. Qual o grau de satisfação dos consumidores da marca de Cerveja Roleta Russa? Por isso, o presente estudo tem como propósito, identificar o grau de satisfação dos consumidores da marca de Cerveja Roleta Russa.Diante disso, este trabalho tem relevância tanto para a academia, quanto para o âmbito profissional, econômico e social, por considerar que isolamento social foi um tema delicado e que afetou estes setores. A pesquisa está classificada como de tipo descritiva, assim utilizamos as referências bibliográfica, com objetivo de adquirir dados de levantamento de terceiros, também utilizamos o método quantitativo com a criação do questionário online, que foi enviado para o público de seguidores nas redes sociais da marca Cerveja Roleta Russa obtendo 120 respostas. A análise dos resultados permitiu identificar o perfil dos usuários, com 54,2% sendo mulheres. O comportamento de compra revelou que 72% buscam consumir em casa e 42,7% compram de forma semanal. Em relação à satisfação com o produto, 78,1% consideraram-no satisfatório. 68,8% associaram a marca à graduação alcoólica e recomendaram imediatamente. A percepção dos consumidores sobre a qualidade do atendimento nas redes sociais foi de 43,6% não tendo opinião e 35,9% considerando-o ótimo. Concluímos que a pesquisa realizada sobre o grau de satisfação dos consumidores da marca de cerveja Roleta Russa apresentou resultados positivos.
Abstract: Brazil is the third largest beer producer in the world, producing 13.3 billion liters, behind only China and the United States. Since 2016, the craft beer sector has been growing, with a growth rate of 39.40% in the first quarter of 2017 and a projection of 20% to 25% for 2018. alcoholic beverage sector. However, with a pandemic, the closure of social venues and small liquor stores caused a financial crisis in the economy. It should be noted that with the epidemic period, places for social gatherings were closed, including stores and small liquor stores, thus generating a crisis in the financial economy. One of these breweries was the Rouleta Russa beer brand, which migrated to social networks, with the aim of seeking a closer relationship with its public. Thus, our purpose is to address the mentioned problem. How satisfied are consumers with the Russian Roulette Beer brand? Therefore, the present study aims to identify the degree of consumer satisfaction of the Roulette Russian Beer brand. was a delicate issue that affected these sectors. The research is classified as descriptive, so we used bibliographical references, in order to acquire third-party survey data, we also used the quantitative method with the creation of the online procedure, which was sent to the audience of followers on the brand's social networks. Beer Russian Roulette got 120 responses. The analysis of the results made it possible to identify the users' profile, with 54.2% being women. The purchasing behavior revealed that 72% seek to consume at home and 42.7% buy weekly. Regarding satisfaction with the product, 78.1% considered it flexible. 68.8% associate the brand with alcohol and immediately recommend it. Consumers' perception of the quality of service on social networks was 43.6% having no opinion and 35.9% considering it excellent. We conclude that the research carried out on the degree of consumer satisfaction of the Russian Roulette beer brand showed positive results.
metadata.dc.subject: Marketing de relacionamento
Redes Sociais
Cerveja Roleta Russa
Relationship Marketing
Social Networks
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: SILVA, Vanessa Moura da. Marketing de relacionamento: a satisfação do consumidor da marca de cerveja roleta russa. 2023. 88 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7935
metadata.dc.date.issued: 30-Jan-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Publicidade e Propaganda

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