???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7822
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Etnomodelos da cultura gaúcha : para o ensino de ciências da iniciação científica à feira de ciências
Autor(es): Freitas, Jeruza Quintana Petrarca de
Primeiro Orientador: Hartmann, Ângela Maria
1° Membro da banca: Hartmann, Ângela Maria
2° Membro da banca: Fajardo, Ricardo
3° Membro da banca: Dorneles, Pedro Fernando Teixeira
4° Membro da banca: Marranghello, Guilherme Frederico
Resumo: O diálogo entre o conhecimento de uma determinada cultura e o conhecimento acadêmico é pautado no programa de pesquisa etnomodelagem. Esta dissertação apresenta uma investigação acerca de conhecimentos científicos passíveis de serem explorados em artefatos da cultura gaúcha. Para reunir o conhecimento científico presente em artefatos da cultura gaúcha, foram realizadas entrevistas com professores universitários. Os dados resultados dessa investigação exploratória mostraram o potencial de abordar, na Educação Básica, conceitos científicos a partir de vivências e situações relacionadas à cultura gaúcha. A intervenção foi realizada por meio de uma Oficina ofertada de forma remota para alunos e professores da Educação Básica com o objetivo de promover a iniciação científica, instigando neles a elaboração de um projeto para a participação em Feiras de Ciências. As atividades realizadas durante a Oficina foram fundamentadas nos indicadores da Iniciação Científica elaborados a partir de uma revisão de trabalhos acadêmico-científicos sobre o assunto. O problema respondido na pesquisa foi: quais as contribuições de uma Oficina com ênfase em etnomodelos da cultura gaúcha para o desenvolvimento de competências de Iniciação Científica em estudantes do Ensino Fundamental? Os dados originados nesta pesquisa foram analisados de acordo com os pressupostos da Teoria da Triangulação. Os resultados mostram a contribuição da Oficina como propulsora da iniciação científica dos estudantes, que elaboraram relatórios de caráter investigativo sobre temáticas inovadoras sobre a cultura gaúcha. Os professores relatam que passaram a orientar os discentes na realização de projetos para Feiras de Ciências ao invés de propor os trabalhos aos alunos. A produção educacional resultante desta pesquisa e intervenção é um site que disponibiliza as atividades e as produções da Oficina para que outros educadores e estudantes possam buscar inspirações para seus projetos de Feira de Ciências, em especial sobre a cultura gaúcha.
Abstract: El diálogo entre el conocimiento de una cultura determinada y el conocimiento académico se basa en el programa de investigación etnomodelado. Esta tesis presenta una investigación sobre el conocimiento científico que puede ser explorado en artefactos de la cultura gauchesca. Para reunir el conocimiento científico presente en los artefactos de la cultura gauchesca, se realizaron entrevistas con profesores universitarios. Los datos resultados de esta investigación exploratoria mostraron el potencial para abordar, en la Educación Básica, conceptos científicos a partir de experiencias y situaciones relacionadas con la cultura gauchesca. La intervención se llevó a cabo a través de un taller ofrecido a distancia a estudiantes y docentes de Educación Básica con el objetivo de promover la iniciación científica, instigando en ellos la elaboración de un proyecto de participación en Ferias de Ciencias. Las actividades realizadas durante el Taller se basaron en los indicadores de iniciación científica elaborados a partir de una revisión de trabajos académico científicos sobre el tema. El problema respondido en la investigación fue: ¿cuáles son los aportes de un Taller con énfasis en etnomodelos de la cultura gaucha para el desarrollo de habilidades de iniciación científica en estudiantes de primaria? Los datos originados en esta investigación fueron analizados según los supuestos de la Teoría de la Triangulación. Los resultados muestran la contribución del Taller como promotor de la iniciación científica de los estudiantes, quienes elaboraron informes investigativos sobre temas innovadores sobre la cultura gaucha. Los docentes relatan que pasaron a orientar a los alumnos en la realización de proyectos para Ferias de Ciencias en lugar de proponer los trabajos a los alumnos. La producción educativa resultante de esta investigación e intervención es un sitio web que pone a disposición las actividades y producciones del Taller para que otros educadores y estudiantes puedan buscar inspiración para sus proyectos de Feria de Ciencias, especialmente sobre la cultura gaucha.
metadata.dc.subject: Cultura Gaúcha
Etnomodelagem
Ciências Naturais
Educação Básica
Indicadores de Iniciação Científica
Ciencias Naturales
Educación Básica
Indicadores de Iniciación Científica
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
metadata.dc.identifier.citation: FREITAS, Jeruza Quintana Petrarca de. Etnomodelos da cultura gaúcha : para o ensino de ciências da iniciação científica à feira de ciências. 127p. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7822
metadata.dc.date.issued: 22-Jul-2022
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DissertacaoJeruza_05dez2022.pdf2.71 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
ProdutoEducacional_VersaoCAPES_DEZ2022__Reparado_.pdf977.57 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???