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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Cartas de Afeto - Caminhos para a Liberdade: uma experiência comunicativa com mulheres no presídio estadual de Alegrete
Autor(es): Alves, Merlen da Luz
Primeiro Orientador: Richter, Marcela Wanglon
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo fazer um relato sobre o projeto Cartas de Afeto – Caminhos para a Liberdade, que atualmente é realizado com as detentas do Presídio Estadual de Alegrete. Para tanto, utiliza-se o gênero textual carta como ferramenta comunicativa e de troca entre as participantes do projeto e a equipe gestora. A fim de melhor compreender como difundir práticas dentro do sistema prisional, faz-se um breve estudo sobre a história desse sistema (com características e marcas do período da escravização) e como hoje a justiça criminal atua, utilizando pesquisa entre autores e autoras que abordam essa temática e evidenciando que gênero, raça e classe ainda são fatores determinantes nos presídios brasileiros. Busca-se com isso, não apenas mostrar uma realidade em números significativos, mas debater e conscientizar que projetos socioeducativos tem caráter ressocializador quando alicerçados no afeto e na pedagogia engajada. Palavras-chave: liberdade; leitura; prisões; direitos humanos, afeto; pedagogia engajada.
Abstract: The present work aims to report on the project Cartas de Afeto – Caminhos para a Liberdade, which is currently carried out with the inmates of the State Prison of Alegrete. To this end, the letter genre is used as a communicative and exchange tool between project participants and the management team. In order to better understand how to spread practices within the prison system, a brief study is made on the history of this system (with characteristics and marks of the period of enslavement) and how criminal justice works today, using research between authors and authors that address this theme and showing that gender, race and class are still determining factors in Brazilian prisons. With this, the aim is not only to show a reality in significant numbers, but to debate and raise awareness that socio-educational projects have a resocializing character when based on affection and engaged pedagogy. Keywords: freedom; reading; prisons; human rights, affection; engaged pedagogy.
metadata.dc.subject: Educação
Liberdade
Leitura
Prisões
Direitos humanos
Afeto (Psicologia)
Education
Affect (Psychology)
Freedom
Reading
Prisons
Human rights
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
metadata.dc.identifier.citation: ALVES, Merlen da Luz. Cartas de Afeto - Caminhos para a Liberdade: uma experiência comunicativa com mulheres no presídio estadual de Alegrete. Orientadora: Marcela Wanglon Richter. 2022. 31p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Letras Português EaD, Alegrete, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7449
metadata.dc.date.issued: 21-Feb-2022
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

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