Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/729
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A pecuária e a formação econômica do pampa gaucho: estudo de caso do Brasil e do Uruguai (1914-1939)
Autor(es): Aguirre, Marcia Luiza Cruz
Primeiro Orientador: Balardim, Rafael
Resumo: O Pampa Gaucho – região localizada ao sul da bacia platina, que abrange as fronteiras entre Argentina, Brasil e Uruguai –, desde a sua descoberta no século XVI, se mostrou uma região potencialmente propensa ao exercício de atividades agropastoris. O gado bovino, inserido por espanhóis no século XVII, adaptou-se ao bioma do Pampa Gaucho e tornou-se base para o principal setor econômico da região: a pecuária. Das disputas coloniais, ao pós-independência dos três países, a pecuária bovina foi um dos principais eixos econômicos ao longo de quatro séculos de existência no Cone Sul. Apesar de ter sido rudimentar até o século XVIII, a produção bovina absorveu as mudanças proporcionadas pelo progresso técnico, que resultaram na modernização dos espaços urbanos, industrialização e espaço no comércio internacional. O desenvolvimento da pecuária bovina no Brasil (em especial no estado do Rio Grande do Sul) e no Uruguai se deu de forma afastada dos centros latino-americanos: Buenos Aires e Rio de Janeiro. Isso propiciou uma determinada similaridade nos sistemas produtivos do RS e do UY que, por causa da fronteira, sempre estiveram conectados. A entrada do século XX e o advento da I Guerra Mundial foram elementos decisivos para o aperfeiçoamento técnico da produção de bens primários de origem animal. Progresso técnico que foi aplicado graças ao capital externo que se interessava em explorar a abundância das produções primárias do Rio Grande do Sul e do Uruguai. Dessa forma, este trabalho se focará no desenvolvimento econômico em torno da pecuária do sul do Brasil e do Uruguai no período de 1914 a 1939, de modo que se possa analisar a existência da relação entre a economia desses dois países com o capital externo que, inevitavelmente, propiciou as mudanças produtivas ao longo da história agrária destes dois países.
Abstract: El Pampa Gaucho – región ubicada al sur de la bacía platina que incluye las fronteras entre Argentina, Brasil y Uruguay –, desde su descubrimiento en el siglo XVI, se ha mostrado una región potencialmente propensa al ejercicio de actividades de origen agropecuario. El ganado bovino, inserido por los españoles en el siglo XVII, se ha adaptado a las características de biodiversidad del Pampa Gaucho y se transformó en base para el principal sector económico de región: la pecuaria. De las controversias coloniales, hasta el momento de posindependencia de los tres países, la pecuaria bovina se estableció como uno de los principales ejes económicos a lo largo de cuatro siglos de existencia del Cono Sur. Aunque haya sido, su práctica caracterizada como rudimental hasta el siglo XVIII, la producción bovina ha absorbido los cambios proporcionados por el progreso técnico que resultaron en la modernización de los espacios urbanos, industrialización y espacio en el comercio internacional. El desarrollo de la pecuaria bovina en Brasil (en especial en el estado de Rio Grande del Sur) y en Uruguay se manifestó de forma alejada de los grandes centros latinoamericanos: Buenos Aires y Rio de Janeiro. Eso ha proporcionado una determinada similitud en los sistemas productivos del Rio Grande del Sur e de Uruguay que, por compartieren una frontera, siempre estuvieron conectados. La llegada del siglo XX y el adviento de la I Guerra Mundial constituyeron elementos fundamentales para la evolución tecnológica que fue aplicada en gran medida gracias al capital extranjero que tenía interés en explorar la abundancia de las producciones primarias del Rio Grande del Sur y del Uruguay. De estas forma, este trabajo tendrá su enfoque en el desarrollo económico con base en la pecuaria del sur de Brasil y de Uruguay en el periodo de 1914 a 1939, de modo que se haga posible analizar la existencia de un relación entre la economía de esos dos países con el capital extranjero que, inevitablemente, proporciono los cambios productivos a lo largo de la historia agraria de estos dos países
Palavras-chave: Dependência econômica
Pampa Gaucho
Economia: Brasil: Rio Grande do Sul
Relações internacionais: Brasil
Uruguai
Pecuária
Relaciones internacionales: Brasil
Dependencia económica
Pampa Gaucho
Editor: Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Santana do Livramento
Citação: AGUIRRE, Marcia Luiza Cruz. A pecuária e a formação econômica do pampa gaucho: estudo de caso do Brasil e do Uruguai (1914-1939). Santana do Livramento: Unipampa, 2016.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/729
Data do documento: 28-Nov-2016
Aparece nas coleções:Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aguirre, Marcia Luiza Cruz. A pecuária e a formação econômica do pampa gaucho.pdf816.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons