Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/726
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: “Centro Cultural Marrabenta”: uma pesquisa etnomusicológica sobre práticas musicais e etnicidade negra em Pelotas/RS
metadata.dc.creator: Rodrigues, Nilton Vergara
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Luana Zambiazzi dos
Abstract: Este é um estudo etnomusicológico que teve por objetivo compreender como as práticas musicais conectam-se a identidades étnicas negras, a partir de uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica, envolvendo, principalmente, observações participantes no contexto do “Centro Cultural Marrabenta” (Pelotas/RS). Tal espaço parece ser interessante para um estudo e problematização em torno das relações entre práticas musicais e etnicidade, já que se propõe a ser um lugar para valorização e defesa de certa identidade negra na cidade - cuja presença significativa desta população é frequentemente constatada pelos recenseamentos. A partir do trabalho de campo e de referenciais teóricos da etnomusicologia e dos estudos sobre etnicidade, como resultados, aponta-se que as práticas musicais têm mostrado que as concepções de identidade étnica negra são plurais, o que foi percebido através dos repertórios e perfis musicais variados nas ações culturais. Desta forma, o espaço parece propositalmente acolher um perfil de público universitário, integrantes do movimento negro da cidade e migrantes africanos. Acredita-se que esta pesquisa irá contribuir aos estudos sobre diversidade cultural e etnicidade, na área de música e estudos culturais.
This is an ethnomusicological study which aims to understand how the musical practices connect to black ethnic identities, starting from a qualitative inspirational ethnographic research, involving, principally, participative observations, from “Centro Cultural Marrabenta’’ (Pelotas/RS). This space seems interesting for a study and problematization of the relation of musical practices and ethnicity, for it is observed as appreciation and defense of the black identity in the city – the majority of this population is frequently verified by censuses. In the research, the theorethical references of ethnomusicology and the studies of ethnicity have led to results, when it is observed that musical practices have been showing conceptions of black ethnic identities from a wide range. This has been noticed because of the setlists and musical profiles, which are varied in the cultural activities of “Marrabenta”. In this way, the space seems to have an undergraduate student profile, members of the black movement of the city and African migrants as public. It is believed that this research will contribute to the studies of ethnic diversity and ethnicity, in the musical area and cultural studies.
Keywords: Música
Música negra
Etnicidade
Diversidade cultural
Etnomusicologia
Music
Black music
Ethnicity
Cultural diversity
Ethnomusicology
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/726
Issue Date: 2-Dec-2016
Appears in Collections:Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC NILTON FINAL .pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Música978,5 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons