Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/717
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A formação musical dos professores de música na IBC – Bagé
Autor(es): Oliveira, Miriã Daneris Valério D’Avila de
Primeiro Orientador: Reck, André Müller
Abstract: A pesquisa buscou compreender a formação musical dos professores de música na IBC-Bagé estabelecendo uma relação com as teorias do cotidiano, tendo como objetivo a compreensão dos processos de aprendizagens dos entrevistados. Para a realização da pesquisa, optou-se pela metodologia com abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas, que resultaram em duas categorias de análise: as lembranças e memórias musicais e as aprendizagens musicais no cotidiano. Para a construção do referencial teórico, buscaram-se autores como Kraemer (2000), Souza (2008), Ribas (2008) e Reck (2011), que abordam a educação musical como um processo que se dá ao longo de experiências coletivas e individuais em contextos sociais específicos. A análise de dados forneceu elementos como às lembranças musicais em família e com amigos, as aprendizagens musicais na igreja e as auto-aprendizagens musicais. Assim, esta pesquisa pretende contribuir para a reflexão de como acontecem às aprendizagens musicais dos professores de música no contexto da IBC-Bagé e sobre as minhas aprendizagens musicais, ampliando a visão sobre o aprender musical numa perspectiva sociológica.
The research sought to understand the music teacher music training at IBC-Bagé establishing a relation with the everyday theories, aiming at understanding the learning processes of the interviewees. In order to perform the research, the methodology was chosen with a qualitative approach, with interviews, which resulted in two categories of analysis: memories and musical memories and musical learning in daily. For the construction of the theoretical reference, we have sought authors such as Kraemer (2000), Souza (2008), Ribas (2008) and Reck (2011), who approach the music education as a process that occurs along collective and individual experiences in specific social contexts. Data analysis provided elements such as musical memories in the family and with friends, musical learning in the church and musical selflearning. Thus, this research intends to contribute to the reflection of how they happen to the musical teacher’s learning of music in the context at IBC-Bagé and on my musical learning, amplifying the vision on the musical learning from a sociological perspective.
Palavras-chave: Formação musical de professores de música
Música e religião
Sociologia da educação musical
Music teachers music training
Music and religion
Sociology of music education
Editor: Universidade Federal do Pampa
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/717
Data do documento: 2-Dez-2016
Aparece nas coleções:Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - LICENCIATURA MÚSICA I (1).pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Música372,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons