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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O papel do professor e o lugar da família no ensino de violino
metadata.dc.creator: Silva, Melissa Gonçalves Zambrano da
metadata.dc.contributor.advisor1: Lopardo, Carla Eugenia
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo identificar a influência que a família exerce no processo do desenvolvimento da criança durante o aprendizado do violino, bem como o papel do professor e suas escolhas metodológicas. A pesquisa tem embasamento nas concepções de Scoggin (1993), Ávilla (2006) e Salles (2014) os quais fundamentam acerca de métodos ativos na educação musical, Oliveira e Morato (2015) sobre a influência dos pais na transmissão dos ensinamentos musicais e Dayrell (2000) no contexto dasvivências das crianças fora do âmbito familiar. O referencial teórico-metodológico, com base nas perspectivas de Gerhardt e Silveira (2009), trata sobre a abordagem qualitativa eaborda as técnicas de produção de dados com autores como Gil (2008), Flick(2009) e Stake (2010).O método escolhido é o estudo de caso, com observações de duas alunas de violino de uma instituição de ensino público na cidade de Bagé, bem como, a realização de entrevistas com as famílias e com o professor do instrumento. Os resultados da pesquisa estão centrados na relação entre a aprendizagem musical, as escolhas metodológicas do professor, o lugar que a família ocupa nesses processos e suas funções no desenvolvimento musical do aluno. A pesquisa conclui como estes aspectos influenciam o desempenho musical do aluno ressaltando a construção do vínculo com o instrumento através da prática motivadora, da participação ativa e influenciadora da família aliada à escola como agente cultural e social.
This research aims to identify the influence the family has on the child development process during the violin learning, as well as the teacher’s role and their methodological choices. The research is based on the concepts of Scoggin (1993), Ávilla (2006) and Salles (2014), which are based on the active methods in the musical education, Oliveira and Morato (2015) about the parents’ influence on the transfer of musical teaching and Dayrell (2000) about the context of the children experiences outside the family environment. The theoretical methodological reference based on the perspectives of Gerhardt and Silveira (2009), deals with the qualitative approach and discusses the techniques of data production with authors like Gil (2008), Flick (2009) and Stake (2010). The method chosen is the case study, with observations of two violin students from a public schooling institution in the city of Bagé, as well as the performance of interviews with the families and the musical instrument teacher. The results of the research are centered in the relation between the musical learning, the methodological choices of the teacher, the place that the family takes on those processes and their roles on the student’s musical development. The research brings to a conclusion of how those aspects influence the student’s musical development, highlighting the bond construction with the musical instrument through the motivating practice, the active and influencing participation of the family combined with the school as a cultural and social agent.
Keywords: Ensino e aprendizagem musical
Ensino de violino
Família
Musical teaching and learning
Violin teaching
Family
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/716
Issue Date: 1-Dec-2016
Appears in Collections:Música

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