Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/715
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A competência musical “Sem querer, querendo”, potencializada em episódios de Chaves e Chapolin
metadata.dc.creator: Solari, Mateus Jardim
Abstract: O presente trabalho apresenta uma análise musical de algumas peças extradiegéticas presentes em episódios dos seriados Chaves e Chapolin, transmitido no Brasil pela emissora de TV SBT. Com base no trabalho de Philip Tagg, discutirei a competência estésica necessária para a significação da música na narrativa audiovisual, cuja complexidade, curiosamente, é encontrada em programas infanto-juvenis e, pretensamente, de baixa cultura. Para isso, propus uma análise estrutural das peças (gravação e partitura), para então proceder a uma comparação com outras músicas, que servem de repositório cultural à significação na trilha sonora dos episódios em questão. Através desta análise, mostrarei alguns elementos intrínsecos nas músicas extradiegéticas, que podem servir de reforço na hora da construção de sentido da narrativa audiovisual. Considerando que este tipo de objeto de estudo foi tradicionalmente desmerecido no desenvolvimento da teoria e análise musical, espero, em sintonia com outros trabalhos afins, aportar ao tema contribuições epistemológicas dessa área.
Keywords: Análise musical
Produção musical para a televisão
Narratividade musical
Música
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/715
Issue Date: 7-Dec-2016
Appears in Collections:Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Mateus Solari.pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Música9,12 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons