Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/713
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Ensaios orquestrais na CCB: percepção de participantes sobre a prática musical
metadata.dc.creator: Pacheco, Eliseu Humberto
metadata.dc.contributor.advisor1: Lopardo, Carla Eugenia
Abstract: Esta pesquisa busca identificar os elementos que influenciam as práticas musicais no contexto dos ensaios locais na Congregação Cristã no Brasil, de Bagé/RS. O objetivo desta pesquisa é compreender as práticas de ensino nos ensaios locais na CCB de Bagé e nos ensaios regionais do Rio Grande do Sul, através da análise do perfil dos integrantes da orquestra, suas motivações e percepções sobre os ensaios; contribuindo para uma melhor interpretação musical. O trabalho apresenta as motivações dos participantes, as histórias de vida ligadas ao desenvolvimento musical, bem como as atividades realizadas durante os ensaios e as reflexões acerca dessas ações. O suporte teórico para este estudo foi baseado em autores como Cunha (2004), Gohn (2006) e Lehmann (1998), os quais nortearam este trabalho. A pesquisa é de cunho qualitativo baseado em autores como Flick (2009), Gil (2008) e Fonseca (2002) os quais apontam os procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa. A produção de dados foi realizada através das entrevistas estruturadas com os membros da orquestra e dos relatos participantes no contexto dos ensaios. Os resultados desta pesquisa permitiram concluir que há uma relação entre a prática musical e a teoria, visto que os ensaios proporcionam a vivência e o aprendizado constante, pois permitem aos instrumentistas à internalização das teorias, das práticas musicais e das interpretações. Uma vez que por meio de repetições os músicos internalizam as interpretações, desta forma, através dos contínuos ensaios, estudos e das práticas musicais adquire-se o aperfeiçoamento, assim como o crescimento musical, devido a relação do instrumentista com o contexto dos ensaios. A pesquisa evidencia a compreensão dos participantes em relação à importância do aperfeiçoamento constante durante os mesmos, cientes da relevância da interpretação ligada à experiência e dos aprendizados dos participantes, visando o amadurecimento da musicalidade e comunicação através da música a par dos aspectos técnico-interpretativos.
This research tries to identify the elements that influence the musical practices in the context of the teaching processes in the local rehearsals at Congregação Cristã in Brazil of Bagé / RS, through the analysis of musical elements involved in these rehearsals. The objective is of this research to understand the teaching practices in the local essays at the Bagé CCB and in the regional essays of Rio Grande do Sul, through the analysis of the profile of the members of the orchestra, their motivations and perceptions about the essays; Contributing to a better musical interpretation. The work presents the members perceptions, their life histories linked to their musical development, the activities performed during the rehearsals and reflections about these actions. The theoretical support for this study was based on authors such as Cunha (2004), Gohn (2006) and Lehmann (1998), who guided this work. The research is qualitative based on authors such as Flick (2009), Gil (2008) and Fonseca (2002) which point out the methodological procedures adopted in this research. The data production was performed through structured interviews with the members of the orchestra and the participant observations in the context of the trials. The results of this research allowed us to conclude that there is a relation between musical practice and theory, since the tests provide the experience and the constant learning, since they allow the instrumentalists to internalize theories, musical practices and interpretations. Since through repetition the musicians internalize the interpretations, in this way, through the continuous rehearsals, studies and of the musical practices the perfection is obtained, as well as the musical growth, due to the relation of the instrumentalist with the context of the rehearsals. The research evidences the participants understanding of the importance of constant improvement during them, aware of the relevance of the interpretation related to the participants experience and learning, aiming at the maturation of musicality and communication through music along with the technical-interpretative aspects.
Keywords: Ensaios orquestrais
Percepções dos integrantes
Processos de ensino e aprendizagem
Orchestral rehearsals
Members perceptions
Teaching and learning processes
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/713
Issue Date: 1-Dec-2016
Appears in Collections:Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC ELISEU 15-12-16.pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Música656,67 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons