Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/711
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Gênero, sexualidade e formação de professores : "terei que rever meus conceitos ou me acostumar com a ideia"?
metadata.dc.creator: Alves, Josiane da Silva Quintana
metadata.dc.contributor.advisor1: Camargos, Moacir Lopes de
metadata.dc.description.resumo: Este estudo analisou como professores em formação se relacionam com as questões de gênero e sexualidade, bem estas como foram abordadas durante seu curso, e se realmente sentem-se preparados para trabalhar estes dois temas nas escolas da educação básica. Para realização deste trabalho foi desenvolvida uma pesquisa de base qualitativa, ocorrida em dois momentos: o primeiro, apenas para fins de experiência, realizado com alunos do terceiro semestre do curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - campus Bagé; e o segundo, no qual os dados são apresentados neste estudo, realizado com dez alunos do sétimo semestre do curso já citado. Para tal proposta, foi apresentado o trecho de um curta metragem brasileiro (Café com leite) que apresenta um casal homossexual masculino demonstrando afeto. Depois desta exibição, os pesquisados deveriam responder algumas perguntas, as quais serviam de corpus desta pesquisa. A análise destes dados teve como suporte teórico estudos sobre identidade, gênero e sexualidade. Para tanto, são utilizados autores como: Hall (2003), Moita Lopes (2007), Louro (2003,1999) Woodward (2000), a fim de que se pudesse perceber como estes futuros educadores estão (ou não) prontos para debater/lidar tais questões já que em suas vivências diárias estes estão constituídos subjetivamente por discursos culturais, midiáticos, acadêmicos, religiosos, dentre outros.
Abstract: Esse trabajo pretende analizar la relación de los professores em formación em lo que se refiere a las cuestiones de género y sexualidade, sus abordajes em la facultad y, además, si los académicos realmente están preparados para tratar de esses temas em las escuelas primarias y secundaria. Para la recogida de datos fue desarrollada uma investigación cualitativa realizada con un grupo de diez alunos del séptimo semestre del curso de licenciatura en letras Portugués/Español de la Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Bagé. Para desarrollar tal propuesta, los investigados miraron el vídeo de corta durácion Café com leite, lo cual presenta uma pareja homesexual masculina em varios momentos de carinho. Después de la apresentación del vídeo, los alunos investigados deberían contestar algunas preguntas, las cuales representan el corpus de esa investigación. Para el análisis de los datos se utilizó estúdios sobre identidade, género y sexualidade. Para tal, fue utilizado teóricos tales como: Hall (2003), Moita Lopes (2007), Louro (2003, 1999), Woodward (2000), com la finalidade de percibir si los professores em formación están listos para debatir/tratar essas cuestiones, uma vez que em sus cotidianos están constituídos subjetivamente por discursos culturales, de los médios de comunicación, académicos, religiosos, entre otros.
Keywords: Letras
Professores
Professores em formação
Gênero
Identidade
Sexualidade
Letras
Profesores
Profesores en formación
Género
Identidad
Sexualidad
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/711
Issue Date: 5-Jul-2011
Appears in Collections:Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GNERO, SEXUALIDADE E FORMAO DE PROFESSORES_ TEREI QUE REVER MEUS CONCEITOS OU ME ACOSTUMAR COM A IDEIA_ .pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca do Curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Letras224,45 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons