Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/697
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: The role of personality in esl learning
metadata.dc.creator: Dias, Cíntia Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Assumpção, Simone Silva Pires de
metadata.dc.description.resumo: O objetivo principal deste artigo é discutir como os traços de personalidade extroversão e introversão, enquanto fatores afetivos que condicionam o comportamento, podem influenciar a aprendizagem de inglês como segunda língua. A investigação focou na possível correlação entre esses traços de personalidade e a evasão em um curso de licenciatura. A coleta de dados foi realizada mediante a distribuição de 20 questionários a estudantes de dois grupos diferentes: 10 alunos de português e inglês, e 10 alunos que acabaram desistindo do inglês. Nossa hipótese era de que o primeiro grupo seria mais extrovertido do que o segundo, uma vez que a maioria dos pesquisadores afirma que extrovertidos tendem a ser melhores aprendizes. Os resultados provaram não haver correlação entre evasão e extroversão-introversão. Ambos os grupos eram predominantemente extrovertidos em sua vida pessoal, mas apresentavam características de introvertidos nas aulas de inglês.
Abstract: The main goal of this paper is to discuss how the personality traits extroversion and introversion, as affective factors that condition behavior, can influence the learning of ESL. The investigation focused on the possible correlation between these personality traits and dropout rates in an pre-service teacher education undergraduate course in Brazil. Data collection was carried out by distributing 20 quizzes to students divided into two different groups: 10 students of Portuguese and English as a second language, and 10 students who eventually gave up the second language. Our hypothesis was that the first group would be more extroverted than the second, since most researchers claim that extroverts tend to be better learners. The results proved no correlation between dropout rates and extroversion-introversion personality traits. Both groups were predominantly extroverted in their personal lives but presented characteristics of introverts in the language classes.
Keywords: Letters
Personality
Introversion
Extroversion
Dropout rates
ESL
Letras
Personalidade
Introversão
Extroversão
Evasão
ESL
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/697
Issue Date: 16-May-2013
Appears in Collections:Licenciatura em Letras - Português

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Cíntia Alves Dias (2).pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para aprovação no componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso513,61 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons