Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/689
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Alfabetização científica na formação de professores: a proposta do curso e a concepção dos docentes de Ciências da Natureza - Licenciatura
metadata.dc.creator: Pereira, Geovana da Cruz
metadata.dc.contributor.advisor1: Folmer, Vanderlei
metadata.dc.description.resumo: Nossa pesquisa teve o objetivo de conhecer as concepções de alfabetização científica presente no curso de Ciências da Natureza-Licenciatura, que visa formar professores para atuar no ensino de ciências naturais, no ensino fundamental, e ciências da natureza, no ensino médio. O recurso da entrevista aberta foi utilizado para coleta de dados, seguido de análise e categorização. Para analisar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), foi elaborada uma matriz que serviu como parâmetro de comparação. No que se refere à concepção dos docentes, todos os entrevistados têm uma concepção empírica do assunto, sendo elas complementares. Assim, podem ser englobadas em uma percepção geral de alfabetização científica. Nas diretrizes do curso, foi identificada a presença de indicadores do processo, tal qual na literatura. Podemos inferir que a alfabetização científica existe no curso, porém, não como um objetivo, mas de forma não intencional, sendo uma consequência do currículo.
Abstract: Our research aimed to identify the concepts of scientific literacy in this course in Natural Sciences-Degree, which aims to train teachers to work in the teaching of natural sciences, in elementary education, and natural of science, in the high school. The use of open interview was used to collect the data, followed by analysis and categorization. To analyze the Pedagogical Project Course (PPC), a matrix was developed that served as a comparison parameter. As regards the conceptions of teachers, all respondents have an empirical conception of the subject, they are complementary. So, may be encompassed in a general perception of science literacy. In the guidelines of the course, we identified the presence of process indicators, like in literature. We can infer that there is scientific literacy in the course, but not as a goal, but not intentionally, as a result of the curriculum.
Keywords: Alfabetização
Formação de professores
Ensino de ciências
Ensino fundamental
Teacher training
Science education
Literacy
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/689
Issue Date: 16-Aug-2014
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências da Natureza

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Geovana da Cruz Pereira.pdf625,05 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons