Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/688
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Preparação pedagógica para o ensino de bioquímica: a percepção de discentes da Pós-Graduação
Pedagogical preparation for teaching biochemistry: the perception of students in the Graduate
metadata.dc.creator: Escoto, Dandara Fidélis
metadata.dc.contributor.advisor1: Folmer, Vanderlei
metadata.dc.description.resumo: No Brasil, a formação docente para o ensino superior se dá especificamente nos programas de pós-graduação (PPG) stricto sensu. Entretanto, os egressos são formados com excelência em pesquisa, mas com fragilidades no âmbito da docência. A bioquímica sendo uma área interdisciplinar e com seu conhecimento constituído praticamente a partir do desenvolvimento de pesquisas cientificas, os PPG da área seguem a mesma vertente. Neste sentido, este trabalho investigou os espaços dedicados ao ensino/educação na estrutura dos PPG em bioquímica do Brasil e a concepção de estudantes sobre a importância da sua preparação pedagógica para a carreira docente. Para isso, realizamos o levantamento dos espaços distribuídos pelos PPG do Brasil e analisamos a concepção dos estudantes acerca da importância da formação pedagógica para a prática docente. Com os resultados verificamos que existem diversos espaços destinados ao ensino/educação nos PPG, porém estes se dedicam majoritariamente a atividades extensionista ou pontuais, deixando o caráter de formação docente secundarizado.. Quanto a concepções dos estudantes percebemos que existe uma preocupação real quanto a importância e a necessidade da preparação pedagógica para pratica docente. Dessa maneira podemos constatar a extrema relevância da consolidação e da expansão destes espaços nos PPG.
Abstract: In Brazil, teacher training for higher education occurs specifically in graduate programs (PPG) stricto sensu. However, those leaving are trained to research excellence, but with weaknesses in the context of teaching. As Biochemistry is interdisciplinary and has constituted practically his knowledge from the development of scientific research the PPG area follow the same strand. In this sense, this work investigates the spaces dedicated to teaching / education in the structure of the PPG in biochemistry from Brazil and designing students about the importance of pedagogical preparation for teaching careers. To this end, we conducted a survey of Brazil's distributed by PPG spaces and analyze the design students. We found that there are several spaces for teaching / education in PPG, although these have more character extension that formative. As the conceptions of students realize there is a real concern about the importance of pedagogical preparation for teaching biochemistry and his subsequent teaching practice. Thus we can see the extreme importance of consolidation and expansion of these spaces in PPG.
Keywords: Ensino
Bioquímica
Ensino Superior
Formação de professores
Biochemistry
Higher education
Teacher training
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.department: Campus Uruguaiana
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/688
Issue Date: 16-Aug-2014
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências da Natureza

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dandara Fidélis Escoto.pdf582,1 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons