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metadata.dc.type: Monografia de Especialização
Title: Desafios da educação não-formal: o intervir da educação profissional como garantia dos direitos fundamentais do cidadão em risco social diante à drogadição em uma comunidade terapêutica no município de Bagé
metadata.dc.creator: Cardoso, Adriana Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Gilnara da Costa Corrêa
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como temática abordar os desafios da educação não-formal dentro do contexto de uma comunidade terapêutica, analisando as práticas desenvolvidas pelos monitores, onde os residentes buscam por meio do trabalho a sua profissionalização, como uma garantia de direitos fundamentais para o cidadão em risco de vulnerabilidade diante a drogadição, bem como sua reinserção na sociedade.A pesquisa teve por objetivo analisar sobre os desafios da educação não-formal, no intervir da educação profissional, como garantia dos direitos fundamentais do cidadão em risco social diante à drogadição em uma colônia de recuperação em Bagé. Baseou-se em um estudo de caso, utilizando como instrumento uma entrevista semiestruturada com dois monitores da fazenda esperança, utilizando a análise de conteúdo, sendo que os dados obtidos foram desdobrados em quatro categorias: Visão geral da instituição, Recaídas e Intervenções, O trabalho dos dependentes na Instituição, A Educação Não-Formal e Profissional na Instituição. E como fundamentação teórica para esta análise, foram citados autores que abordam a questão da drogadição, educação formal, não formal, saúde, promoção, prevenção e sobre o poder disciplinador nas instituições. Abordouse aspectos educacionais envolvidos no tratamento e recuperação de dependentes químicos, enfatizando que a estrutura e a rotina do local produzem efeitos nos residentes internados, onde os mesmos buscam a cura pela fé, procurando compreender que os dependentes químicos são cidadãos que devem ser respeitados em sua integralidade humana.
Abstract: This research had as theme the challenges of non-formal education within the context of a therapeutic community, analyzing the practices developed by assistent student, where residents seek through their professional work, as a fundamental guarantee of rights for citizens at risk of vulnerability on drug addiction, as well as their reintegration into society. The research was analyzes on the challenges of non-formal education, intervene education professional, as a guarantee of the fundamental rights of citizens in social risk on the drug addiction in a recovery colony in Bagé. It's based on a study If using as a tool A semistructured interview with two assistent student from Fazenda Esperança, using content analysis, and the data They were broken down into four categories: Overview of the institution, and Relapse Interventions, Work dependent on the institution, The Non-Formal Education and Professional in the institution. And as theoretical basis for this analysis were these authors that address the issue of drug addiction, formal, non-formal, health promotion, prevention and the disciplinary power in the institutions. It is addressed educational aspects involved in the treatment and recovery dependent chemical, emphasizing that the structure and location of the routine effect in residents internees, where they seek faith healing, trying to understand the addicts are citizens who must be respected in its entirety human.
Keywords: Educação
Drogadição
Comunidades terapêuticas
Educação não formal
Education
Drug addiction
Therapeutic communities
Non-formal education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/684
Issue Date: 21-Nov-2015
Appears in Collections:Especialização em Educação e Diversidade Cultural

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