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Tipo: Monografia de Especialização
Título : Formação continuada de professores/as da educação infantil: um olhar atento sobre a realidade da rede municipal de ensino de Bagé/RS
Autor(es): Almeida, Gisele Farias
Primeiro Orientador: Martins, Claudete da Silva Lima
Resumo: O presente trabalho é resultante de uma pesquisa qualitativa que discutiu a respeito dos processos de formação continuada de professores/as que atuam na Educação Infantil da rede municipal de ensino de Bagé/RS, com o objetivo de identificar a forma com que os professores constroem seus saberes nos cursos de formação continuada que participam. Questionou-se a respeito da disparidade de vagas ofertadas para curso de formação continuada oferecida para professores de escolas particulares e de escolas municipais? Quais são as contribuições e aprendizados que a formação continuada de professores possibilita aos professores? E de que maneira os professores aplicam as aprendizagens em seus respectivos espaços de trabalho? O interesse por este tema decorre de minha atuação como professora de Educação Infantil de uma escola particular e pela participação em uma formação continuada para professores/as de Educação infantil, oferecida pela Secretaria de Educação do município de Bagé, no ano de 2014. A pesquisa foi de campo na perspectiva qualitativa abrangendo o período a ser estudado, entre julho do ano de 2014 e as demais formações ofertadas no ano de 2015. Foram sujeitos de pesquisa: a coordenadora de Educação infantil da SMED e 6 professores que atuam em uma escola de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Bagé. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: questionários e entrevistas.Os dados foram analisados por meio da análise textual discursiva. Com a pesquisa compus uma base de dados significativa, fazendo um estudo detalhado e revelador de descobertas, quanto às políticas de formação continuada de Educação Infantil oferecidas pela SMED, bem como o conhecimento das formas com que estes profissionais, os professores, percebem a formação continuada e utilizam os aprendizados adquiridos nesta formação para suas práticas pedagógicas. Os resultados obtidos foram que os professores constroem seus saberes através, da análise de suas práticas diárias, argumentando com seus colegas professores as novas possibilidades de dinamizar suas ações e dos alunos, sejam elas cotidianas ou diferentes, utilizando-se dos materiais disponibilizados nas formações que participam, permitindo aos professores trocas de informações teóricas e práticas, contando também suas experiências uns para os outros, fazendo com que, o que é discutido de modo igualitário na maioria das escolas de Educação Infantil, possa entrar em acordo, e que propostas novas surjam e sejam aplicadas com êxito nas escolas.
Resumen : This work is the result of a qualitative research which discussed about the continuing education process for teachers working in early childhood education in the municipal teaching Bagé/RS, aiming to identify the way teachers build their knowledge in continuing education courses participating. He questioned yourself about the vacancies disparity offered for continuing education course offered to teachers of private schools and public schools? What are the contributions and lessons that continued teacher training enables teachers? And how teachers apply the learning in their workspaces? The interest in this topic stems from my work is teachers te of early childhood education in a private school and participating in a continuing education for teachers childhood education, offered by the Department of Bagé county of Education in the year 2014. The research It was of course in qualitative perspective covering the period being studied, between July of 2014 and other training offered in 2015. The subjects of research Children Education coordinator of the SMED and 6 teachers who work in a school of Education childhood county Bagé teaching. For data collection the following research instruments were used questionnaires and interviews. Data were analyzed by means of discursive text analysis which according to Moraes (2003), provides us with a look more detailed and dynamic, keeping in mind that the researcher in this regard, to do a description and interpretation in order to comply, in this case, the lines of the research subjects that have their peculiarities and similarities, and the authenticity of the documents examined. Through research composed a significant database, making a detailed and revealing study's findings, as the continuing training policies of early childhood education offered by SMED, as well as knowledge of the ways in which these professionals, educators, perform continuing education and use the learnings gained from this training for their teaching practices. The results were that teachers build their knowledge through the analysis of daily practices, arguing with his fellow teachers new opportunities to streamline your actions and students, whether everyday or different, using materials available in the formations participate, enabling teachers exchanges of theoretical and practical information, also telling their one experience to the other, causing what is discussed egalitarian way in most early childhood education schools, can come to terms and that new proposals arise and are applied successfully in schools.
Palabras clave : Educação
Formação continuada
Educação infantil
Formação docente
Education
Early childhood education
Continuing education
Public policy
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Bagé
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/682
Fecha de publicación : 30-nov-2015
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação e Diversidade Cultural

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MONOGRAFIA GISELE FINALIZADA 031.pdfMonografia apresentada ao Programa de Pós-Graduação Lato Sensu Curso de Especialização em Educação e Diversidade Cultural da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Especialista em Educação e Diversidade Cultural562.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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