???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/665
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Análise dos riscos encontrados em uma vinícola da Região da Campanha
Autor(es): Saldanha, Mariana Fachin
Primeiro Orientador: Guterres, Marcelo Xavier
Abstract: Nos últimos anos, a crescente globalização associada à redução das taxas alfandegárias aplicadas ao vinho, originou um grande desafio às vinícolas brasileiras que precisam concorrer com os vinhos importados em termos de qualidade e preço. Logo, precisam ter um controle rígido de todos os seus processos a fim de assegurar a produtividade e a competitividade. Assim, por intermédio do investimento na qualidade de vida dos funcionários a empresa obtém melhoria no desempenho através da motivação e do comprometimento. Levando em conta que os trabalhadores estão expostos diariamente a diversos riscos, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa de campo de caráter exploratório realizada em uma vinícola da região da Campanha do Rio Grande do Sul. O objetivo deste trabalho constitui-se no reconhecimento dos riscos ambientais no processo de elaboração de vinhos e espumantes por meio da Análise Preliminar de Riscos que permitiu a detecção e a categorização dos riscos, e assim, foi possível sugerir soluções para eliminar ou controlar os riscos visando o bem estar e a segurança.
En los últimos años la creciente globalización asociada a la reducción de las tasas de las aduanas aplicada al vino, originó un gran desafío a las vinícolas brasileñas que necesitan concurrir con los vinos importados en termos de cualidad y precio. Luego, necesitan tener un controle rígido de todos los sus procesos con la intención de asegurar la productividad y competitividad. Así, por intermedio de investimentos en la cualidad de vida de los funcionarios la empresa obtén mejor desarrollo a través de la motivación y comprometimiento. Llevando en cuenta que los trabajadores están expuestos diariamente a diversos riscos, éste trabajo trae una pesquisa de campo con carácter expositor realizada en una vinícola localizada en la campaña del Rio Grande do Sul. El objetivo de este trabajo es el reconocimiento de los riesgos ambientales en el proceso de elaboración de vinos y espumantes por medio de Análisis Preliminar de Riesgos que permite la detección y categorización del riesgo, y por lo tanto podemos sugerir soluciones para eliminar o controlar los riesgos para el bienestar y la seguridad.
metadata.dc.subject: Engenharia da produção
Segurança industrial
Análise preliminar de riscos
Produção de vinho
Ingeniería de producción
Seguranza industrial
Análisis preliminar de riesgos
Producción de vino
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/665
metadata.dc.date.issued: 17-Mar-2014
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Produção

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC II MarianaFSaldanha.pdfTrabalho de Conclusão de Curso da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produção2.53 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons