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metadata.dc.type: Monografia de Especialização
Title: A articulação formação e atuação dos sujeitos/profissionais no programa de qualificação de educação popular em saúde e a relação com a comunidade assistida
metadata.dc.creator: Gewehr, Gilberto Antônio
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Gilnara da Costa Corrêa
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia aborda a garantia da qualidade do acesso aos serviços de saúde previstos na legislação brasileira, no sentido preventivo, curativo e educativo. O objetivo do trabalho foi analisar os processos de trabalho em saúde partindo da aprendizagem dos sujeitos/profissionais no Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde. A investigação baseou-se em um estudo de caso, utilizando como instrumento a entrevista com profissionais da rede de saúde, utilizando a análise de conteúdo. Como fundamentações teóricas, para esta análise, foram trabalhados autores que abordam a educação popular em saúde e os processos de trabalho. Nas visitas realizadas há maior concentração de pequenas populações, de até 10 usuários do sistema único de saúde, onde são utilizadas basicamente sistemas e técnicas mais tradicionais, em saúde tendo destaque para as consultas de enfermagem, encaminhamentos e pequenos procedimentos. As especialidades são pouco utilizadas, com ênfase na estratégia da saúde da família. É efetivo o apoio dos agentes e outros profissionais para o desenvolvimento das atividades, salientando o papel importante dos profissionais técnicos. No estudo foi abordado o modo de vida nas comunidades de assistência dos profissionais, onde apareceram valores como a ética e a cultura, preocupações estas ligadas por um forte idealismo ecológico. Quanto à motivação pela atividade, a qualidade de vida e a satisfação pessoal são indicadas pela maioria dos profissionais. A maior vantagem apontada foi à melhoria no atendimento e acolhimento do profissional.
Abstract: This monograph addresses the quality assurance of access to health services provided for in Brazilian legislation, preventive, curative and towards education. The objective of this work was to analyze work processes in health based on the subjects ' learning/Professional Qualification program in Health Education. The investigation was based on a case study, using as an instrument to interview with professional health network, using content analysis. As theoretical foundation, for this analysis, the authors were worked that address health education and work processes. In visits the highest concentration of small populations, of up to 10 users of the unified health system, where they are used basically traditional techniques and systems, in health having featured for nursing consultations, referrals and small procedures. The specialties are little used, with emphasis on the family health strategy. Is effective the support agents and other professionals for the development of activities, stressing the important role of technical professionals. The study was discussed the way of life in the communities of professional assistance, where appeared values such as ethics and culture, these concerns are linked by a strong ecological idealism. As for the motivation by the activity, the quality of life and personal equalization are indicated by most professionals. Greater advantage was the improvement without answering pointed and professional hosting.
Keywords: Educação
Educação permanente em saúde
Educação popular em saúde
Sujeitos/Profissionais
Education
Health education
Health
Permanent education in health
Subject/professionals
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/659
Issue Date: 21-Nov-2015
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MONOGRAFIA FINAL EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL I.pdfMonografia apresentada ao Programa de PósGraduação Lato Sensu ao Curso de Especialização em Educação e Diversidade Cultural da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Especialista em Educação e Diversidade Cultural646,21 kBAdobe PDFView/Open


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