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Tipo: Monograph
Título: Discussões a cerca da homoparentalidade na escola: um estudo de caso em uma turma de educação infantil de uma escola da rede pública municipal de Bagé/RS
Autor(es): Corrêa, Semíramis Martins
Primeiro Orientador: Silva, Fabiane Ferreira da
Abstract: A presente monografia foi elaborada para conclusão do Curso de Pós Graduação em nível de Especialização em Educação e Diversidade Cultural da Universidade Federal do Pampa / Campus Bagé. O objetivo deste estudo é analisar as relações vivenciadas entre escola e as famílias homoparentais. Através de uma pesquisa de abordagem qualitativa cujo estudo de caso baseou-se na coleta de dados por meio de observação participante numa sala de aula de uma turma de educação infantil de uma escola da rede pública municipal de Bagé/RS, onde há o caso de um menino cuja família é homoparental, foram realizadas entrevistas com a diretora e professoras e a análise documental do Projeto Político Pedagógico. A análise de conteúdo é subsiada pelos estudos e conceitos de teóricos como Louro (Guacira), Zambrano (Elizabeth), Woodward (Kathryn) entre outros, com o intuito de discutir as práticas e os discursos presentes na escola quanto à homoparentalidade e as relações que se estabelecem no cotidiano escolar entre os sujeitos pedagógicos e as famílias. Concluí-se que, na escola persiste um discurso heteronormativo e a negação das diferenças, ao mesmo tempo a presença de um sujeito cuja família é homoparental e que conversa abertamente sobre sua família que levam os profissionais a vivenciar novas relações que os desafiam a repensar suas práticas.
This monograph is designed to completion of the Postgraduate Course in level Specialization in Education and Cultural Diversity at the Federal University of Pampa/ Campus Bage. The aim of this study is to analyze the lived relations between school and gay families. Through a qualitative research whose case study was based on data collection through participant observation in a classroom of a kindergarten class at a school of the municipal public network Bagé / RS, where there is the case of a boy whose family is homoparental, interviews were conducted with the director and teachers and documentary analysis of the Pedagogical Policy Project. Content analysis is subsiada the studies and theoretical concepts as Louro (Guacira), Zambrano (Elizabeth), Woodward (Kathryn) among others, in order to discuss the practices and discourses present at school on the homoparenthood and relationships are established in school life between teaching subjects and families. It was concluded that the school remains an heteronormative discourse and the denial of differences, while the presence of a man whose family is homoparental and chatting openly about his family leading practitioners to experience new relationships that challenge them to rethink their practices.
Palavras-chave: Educação
Escola
Família
Homoparentalidade
Education
School
Family
Homoparenthood
Editor: Universidade Federal do Pampa
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/656
Data do documento: 30-Nov- 30
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Monografia Unipampa.pdfMonografia apresentada ao Programa de Pós-Graduação Lato Sensu Curso de Especialização em Educação e Diversidade Cultural da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obter o título de Especialista em Educação e Diversidade Cultural705,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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