???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/646
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Holzle, Luis Roberto Brudna-
dc.creatorBortoluzzi, Blenda Medeiros Agostinho-
dc.date.accessioned2016-11-28T12:22:04Z-
dc.date.available2016-11-28T12:22:04Z-
dc.date.issued2009-12-08-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/646-
dc.description.abstractO ensino nos trás diferentes formas de aprendizagem e junto com a tecnologia são capazes de inovar aulas tradicionais com atividades alternativas para o ensino de química. Com a implantação de programas computacionais, podemos obter um ambiente de ensino diferenciado, com novas tecnologias, oferecendo instrumentos capazes de ilustrar as aulas práticas de laboratório de química com as aulas realizadas em laboratório de informática, utilizando simuladores, animações, e jogos. Programas estes, que demonstraram vários experimentos, cujos alunos participaram de forma ilustrativa, mas ao mesmo tempo interativa, como se os alunos estivessem no laboratório de química, verificando o desempenho no processo de aprendizagem com seu professor. Através da prática de laboratório o aluno teve a oportunidade de observar visualmente os processos dos quais ele estudou nas aulas teóricas, podendo notar com maior clareza os efeitos dos fenômenos químicos e relacioná-los com o seu cotidiano. Os alunos também puderam trabalhar com simuladores que realizam desenhos em 3D (tridimensional), além de algumas animações e seus efeitos dinâmicos. Em nossos estudos, concluí-se que os alunos aprendem muito mais com a associação das aulas práticas, devido ao fato de despertar neles uma certa curiosidade, porém para despertar a curiosidade do aluno é necessário que a escola e o professor forneça ferramentas, o que nos leva as seguintes questões: será que os alunos tem acesso a essas ferramentas e se tem, será que o professor os estimula a usá-las. Partindo dessas indagações, foi elaborado algumas atividades virtuais aos alunos, onde eles puderam demonstrar as teorias aprendidas em sala de aula. Foram realizados também um questionário para os professores, onde eles puderam dar sua opinião quanto ao ensino de química nas escolas.pt_BR
dc.description.abstractTeaching brings us different ways of learning and with technology it is possible to innovate the teaching of Chemistry with new activities. With the implementation of computer softwares we can obtain a different teaching environment offering tools to enhance Chemistry lab classes with computer lab classes using computer animation and games. Those computer programs show experiments where students can participate and interact as if they were in a Chemistry lab and, at the same time, verify the learning process with their teacher. Through practical Lab classes students have the opportunity to observe what is studied in theory and notice the chemical reactions relating them to their daily lives. They can also work with simulators that make 3D drawings (tridimensional) and some animations and their dynamic effects.In our studies we conclude that students learn more with practical classes because they develop certain curiosity to what is presented to them. However, it is imperative that schools provide tools to accomplishing this what makes us think: do students have access to those tools provided? And if they do, are teachers making good use of them? Thinking on those questions, some virtual activities were developed where students could show what they have learned in the classroom. There was also a survey with teachers where they could answer how the teaching of Chemistry in schools is like.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectAtividades alternativaspt_BR
dc.subjectSimuladores e animações em químicapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectAlternative activitiesen
dc.subjectSimulators and animations in chemistryen
dc.titleAtividades alternativas para o ensino de química nas escolas de ensino médiopt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorBica, Alessandro Carvalho-
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Educação em Ciências e Tecnologia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
monografia Blenda Bortoluzzi.pdfMonografia apresentada à Coordenação do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, para a obtenção do título de Especialista em Educação em Ciências e Tecnologia4.05 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons