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dc.contributor.advisor1Martins, Márcio Marques-
dc.creatorGrala, Ketleen-
dc.date.accessioned2021-11-12T16:44:16Z-
dc.date.available2021-11-11-
dc.date.available2021-11-12T16:44:16Z-
dc.date.issued2021-09-17-
dc.identifier.citationGRALA, Ketleen . Análise do programa “Arborização Urbana” e sua contribuição para o ensino de ciências . 103p. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6071-
dc.description.abstractThis paper presents an analysis of the program “Urban Arborization: an exercise in citizenship and socio-environmental sustainability” developed since 2014 in Bagé/RS and its contribution to practices in formal and informal education, investigating which transformations have become noticeable in the context of the city. and of schools from the inclusion in the curricular contents of the theme “urban afforestation” as an element to support science learning. The objective was to map the transformations in the individuals participating in the “Urban Arborization” program provided by contact with non-formal spaces with potential for teaching Science. The work consists of the analysis of the results obtained in the extension program from 2014 to 2019, and its contribution to educational actions developed in the city's schools and squares, with an emphasis on the use of Information and Communication Technologies (ICT). From the analyzed data, the effectiveness of environmental education initiatives was validated, noting that the program promoted attitudinal, social and environmental preservation changes in those involved. Finally, a proposal for interactive pedagogical material for future availability to schools is presented, considering that the period of elaboration of the dissertation was marked by the social distancing caused by the COVID-19 pandemic, which did not allow practices in the squares and the interruption of in-person classes, which limited the application to schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArborização urbanapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEspaços não formais de ensinopt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicação (TIC)pt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectUrban afforestationpt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectNon-formal teaching spacespt_BR
dc.subjectInformation and communication technologies (ICT)pt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.titleAnálise do programa “Arborização Urbana” e sua contribuição para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Márcio Marques-
dc.contributor.referee2Guadagnini, Paulo Henrique-
dc.contributor.referee3Firme, Márcia von Frühauf-
dc.contributor.referee4Periotto, Fernando-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma análise do programa “Arborização Urbana: um exercício de cidadania e sustentabilidade socioambiental” desenvolvido desde 2014 em Bagé/RS e sua contribuição com as práticas no ensino formal e informal, investigando quais transformações tornaram-se perceptíveis no contexto da cidade e das escolas a partir da inserção nos conteúdos curriculares da temática “arborização urbana” como elemento de apoio ao aprendizado de Ciências. O objetivo foi mapear as transformações nos indivíduos participantes do programa “Arborização Urbana” proporcionadas pelo contato com espaços não formais com potencial para o ensino de Ciências. O trabalho consiste na análise dos resultados obtidos no programa de extensão no período de 2014 a 2019, e sua contribuição nas ações educativas desenvolvidas nas escolas e praças da cidade, com ênfase no uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A partir dos dados analisados foi validada a efetividade das iniciativas de educação ambiental, constatando-se que o programa promoveu mudanças atitudinais, sociais e de preservação ambiental nos envolvidos. Por fim é apresentada uma proposta de material pedagógico interativo para futura disponibilização às escolas, considerando que o período de elaboração da dissertação foi marcado pelo afastamento social ocasionado pela pandemia do COVID-19, que não permitiu a práticas nas praças e pela interrupção das aulas presenciais, que limitou a aplicação junto às escolapt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

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