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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Trocas de letras recorrentes ligadas à fonologia em crianças do segundo ano do ensino fundamental
Autor(es): Raupp, Julhiana da Silva
Primeiro Orientador: Simioni, Taíse
Resumo: Esta pesquisa buscou analisar trocas ortográficas ligadas à área da fonologia em alunos do segundo ano do ensino fundamental de escolas públicas da cidade de Bagé (RS), uma escola Municipal e duas escolas Estaduais. Prosseguindo, as trocas caracterizam-se pela escolha equivocada de uma letra ao invés de outra, devido à proximidade sonora que seus fonemas apresentam, por exemplo, a criança deseja escrever a palavra “pato” e troca a letra “p” pela letra “b”, então ela escreve “bato”. Todas as trocas analisadas participam de um contexto semelhante, no exemplo mencionado os fonemas /p/ e /b/ diferenciam-se apenas pelo traço sonoro. A nossa pesquisa propôs analisar em quais posições e contextos realiza-se o maior número de trocas. Quanto à tonicidade das sílabas, as trocas ocorreram com maior frequência em sílabas tônicas, como em “Gomas”, ao invés de em sílabas átonas como na palavra “comprar”; quanto ao ataque, o maior número de trocas localizava-se em ataque complexo como em “ombro”, contrapondo com a nossa ideia de que a troca ocorreria com maior incidência em ataque simples, como em “rabo”. Contudo confirmamos à posição das trocas nas palavras, as trocas ocorreram mais em posição não inicial, como em “madrinha”, do que em posição inicial, como em “pato”.
Abstract: This research seeks to analyze orthographic changes linked to the area of ​​phonology for students of the second grade of elementary school of public schools in the city of Bage (RS), a Municipal School and two state schools. Going forward, the exchanges are characterized by the wrong choice of a letter rather than another due to noise near their phonemes have, for example, the child want to write the word "duck" and return the letter "p" with the letter "b "then she writes" knock ". All analyzed exchanges participate in a similar context, in the example mentioned phonemes / p / and / b / are distinguished only by the sound trace. Our research proposes to analyze in which positions and contexts carried out the largest number of exchanges. As for the tone of the syllables, exchanges occurred more frequently in stressed syllables, as in "Gums", rather than in unstressed syllables as in the word "buy"; about the attack, the largest number of exchanges located in complex attack as "shoulder", in contrast with our view that the exchange would occur with greater incidence in simple attack, as in "tail." However confirm the position of trade in words, exchanges occurred more in not starting position, as in "godmother" than in early position, as in "duck."
Palavras-chave: Letras
Ortografia
Consoantes surdas
Consoantes sonoras
Consoantes surdas e sonoras
Fonologia
Bagé
Sílabas átonas
Ensino fundamental
Crianças
Ensino
Educação
Letters
Spelling
Consonant deaf
Voiced consonants
Voiced and unvoiced consonants
Phonology
Bagé
Unstressed syllables
Elementary school
Children
Teaching
Education
Editor: Universidade Federal do Pampa
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/601
Data do documento: 23-Jan-2012
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