Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/597
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise da viabilidade econômica da implantação de uma empresa de concreto na Região da Campanha
metadata.dc.creator: Lima, Adrian dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Albano, Cláudio Sonaglio
metadata.dc.description.resumo: Quando existe a decisão de realizar um novo empreendimento, sem dúvida umas das tarefas é realizar da viabilidade econômica do mesmo. Esta análise deverá indicar as necessidades de investimentos e perspectivas de gastos e receitas. Assim, este trabalho tem como objetivo principal estudar a análise da viabilidade econômica de uma fábrica de concreto na região da campanha no estado do Rio Grande do Sul. A fundamentação teórica apresenta a análise da viabilidade econômica de um empreendimento, além dos demais aspectos envolvidos no projeto. A metodologia utilizada nesse trabalho foi um estudo de caso para a obtenção dos dados utilizou-se de entrevistas com profissionais da área (ramo do empreendimento), orçamentos e conhecimentos adquiridos em uma empresa do setor da construção civil. Assim com esses dados montou-se o fluxo de caixa possibilitando as informações que foram utilizadas para os métodos de análise de investimentos, que demonstraram que o mesmo apresenta viabilidade econômica e pode vir a ser implantado no município.
Abstract: Cuando se tiene la decisión de invertir en un nuevo negocio, sin duda, una de las tareas es la de obtener la viabilidad económica. Estos análisis indican las necesidades y perspectivas de los gastos de inversión y los ingresos. Este trabajo tiene como objetivo estudiar el análisis de la viabilidad económica de una fábrica de hormigón en la región de campaña en el estado de Rio Grande do Sul. La fundamentación teórica presenta un análisis de la viabilidad económica de un proyecto, además de otros aspectos involucrados en el proyecto. Para obtener los datos se utilizaron entrevistas con profesionales (sucursal de la empresa), los presupuestos y los conocimientos adquiridos en un negocio en el sector de la construcción. Los datos de estos se crearon el flujo de caja que permite la información que se utilizó para los métodos de análisis de inversión, demuestran que el negocio presenta viabilidad económica.
Keywords: Engenharia
Engenharia da produção
Análise econômica
Construção civil
Investimentos
Região da Campanha
Bagé
Engineering
Production engineering
Economic analysis
Civil construction
Investments
Campaign region
Bagé
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/597
Issue Date: 21-Aug-2014
Appears in Collections:Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_adrian_03092014.pdfTrabalho de Conclusão da Universidade Federal do Pampa, como requisito para obtenção do título de bacharel em Engenharia de Produção1,01 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons