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Tipo: Monograph
Título: Pesquisa-ação enquanto metodologia participativa aplicável em escolas rurais de comunidades quilombolas: uma abordagem toxicológica de plantas presentes na pecuária local
Autor(es): Pinheiro, Clodoaldo Leites
Primeiro Orientador: Pavan, Flávio André
Abstract: Sob o olhar Vigotskiano a educação em ciência e tecnologia deve introduzir o aluno no universo científico através da contextualização e da aplicabilidade deste conhecimento construído em coletividade e para a coletividade. Como abordar questões ecotoxicológicas no contexto de escolas rurais? Que ferramentas metodológicas o professor pode utilizar em sala de aula no exercício da química ambiental? Como e porque abordar a educação química em uma comunidade Quilombola? A ecopedagogia e a pesquisa-ação são ferramentas compatíveis com o universo de pesquisa participativa enquanto instrumento de ensino-aprendizado, pois possibilita a educação para o meio ambiente em uma abordagem contextualizada a realidade da clientela a qual será alvo dos métodos e práxis pedagógicas, enriquecendo e resignificando a educação química deste contexto, através da dialética do homem com a natureza. Neste contexto o objetivo deste trabalho é desenvolver educação em química ambiental a partir da dialética entre a natureza e o meio sócio-histórico quilombola. O diálogo sócio-construtivista possibilitou a polifonia discursiva, a pesquisa-ação enquanto metodologia colaborativa permitiu a inserção da química ambiental moderna no contexto quilombola a partir dos objetos de estudo apresentados e utilizados durante o dialogismo. Esta práxis é eficaz e aplicável em sala de aula de escola rural, pois utiliza elementos do cotidiano e permite a internalização de conceitos que transitam entre as categorias epistêmicas consideradas neste estudo.
Under the watchful Vygotskyan education in science and technology to introduce the student in the universe through the scientific context and the applicability of this knowledge built into the collectivity and to the collectivity. How ecotoxicological address issues in the context of rural schools? Methodological tools that the teacher can use in the classroom in pursuit of environmental chemistry? How and why chemical approach to education in a community Quilombola? The ecopedagogy and action research tools are compatible with the universe of participatory research as a tool for teaching and learning, it allows education to the environment in a contextualized approach the reality of the customer which will target the methods and practice teaching, and enriching reframing the context of chemistry education, through the dialectic of man and nature. In this context the objective of this work is to develop education in environmental chemistry from the dialectic between nature and the socio-historical Quilombola. Dialogue social constructivist allowed polyphony discursive action research as a collaborative methodology allowed the insertion of environmental chemistry in the modern context Quilombola from the objects of study will be presented and used during the dialogue. This practice is effective and applicable in the classroom of a rural school, because it uses elements of daily life and allows the internalization of concepts that travel between the epistemic categories considered in this study.
Palavras-chave: Vigotskiano
Química
Química ambiental
Quilombola
Ecologia
Ecotoxicologia
Vygotskyan
Environmental chemistry
Chemistry
Quilombola
Ecology
Ecotoxicology
Editor: Universidade Federal do Pampa
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/580
Data do documento: 8-Dez-2009
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PESQUISA-AÇÃO ENQUANTO METODOLOGIA PARTICIPATIVA APLICÁVEL E.pdfMonografia apresentada à Coordenação do Programa de Pós-Graduação Lato Senso da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, para a obtenção do título de Especialista em Educação em Ciências e Tecnologia1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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