Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/575
Tipo: Monograph
Título: Uma visão sobre a problemática de ensinar física
Autor(es): Bianchi, Marta Regina
Primeiro Orientador: Negrão, Margarida Maria Rodrigues
Abstract: O presente trabalho foi realizado parte em forma de pesquisa bibliográfica e parte em forma de exploração qualitativa. Ele investiga as dificuldades associadas ao processo de ensinoaprendizagem na disciplina de Física e procura promover uma reflexão entre as principais causas listadas na literatura corrente e as impressões colhidas a partir de um questionário qualitativo. Ao longo da evolução do processo educacional criou-se uma convenção de que Física é uma disciplina difícil. Os culpados amplamente aceitos pela sociedade vão desde cálculos julgados complicados pela maioria até professores sem habilitação adequada, passando por recursos escassos e falta de reciclagem. Com o objetivo de delinear um cenário para reflexão, um questionário com dezesseis perguntas subjetivas que abordam temas como formação, carga horária, disponibilidade e utilização de recursos, cursos de reciclagem e os problemas de aprendizagem observados em seus alunos foi proposto a alguns professores de Ciências das cidades de Bagé, Lavras do Sul e Pinheiro Machado, todas no Rio Grande do Sul. As respostas obtidas foram comparadas com o quadro vislumbrado a partir da pesquisa bibliográfica. As conclusões indicam que a prática pedagógica desses educadores deve ser revista cautelosamente para atender as demandas da LDB, dos PCN, dos alunos e da sociedade, e algumas sugestões são oferecidas.
This work was developed in the form of bibliographic research and qualitative exploration. It chases the difficulties associated to learning Physics and aims to build a reflection scenery about dealing with the causes listed both from literature and a qualitative quiz. Among educacional evolutive process a convention that Physics is a difficult subject has emerged. Social conventions are ok about pointing guilt to complex calculations or to a lack of formation of teachers, going through insufficient resources and recycling courses. In order to stablish a reflexion scenery, a quiz containing sixteen subjective questions about College formation, work journey, resources, recycling courses and learning problems observed was proposed to some Science teachers from three small towns of Rio Grande do Sul: Bagé, Lavras do Sul and Pinheiro Machado. The answers were compared to the scenery built from the bibliographic research. Conclusions point that teaching techniques must be carefully reviewed in order to attend LDB, PCN, students and society, and some suggestions are made.
Palavras-chave: Professores
Formação
Ensino
Dificuldades
Teachers
Formation
Teaching
Difficulties
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/575
Data do documento: 8-Dez-2009
Aparece nas coleções:Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_Marta.pdfMonografia apresentada à Coordenação do Programa de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, para a obtenção do título de Especialista em Educação em Ciências e Tecnologia276,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons