Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/570
Tipo: Monograph
Título: Estudo sobre a utilização de objetos de aprendizagem no ensino de física nas escolas públicas estaduais de Bagé
Autor(es): Guimarães, Reinaldo Silva
Primeiro Orientador: Ferreira, Susana Machado
Abstract: Esse trabalho tem como proposta a verificação da utilização de objetos de aprendizagem, pelos professores de Física, como ferramenta de auxilio na construção do conhecimento. Utilizando as escolas da rede estadual que têm ensino médio e laboratório de Informática, a pesquisa, após a sua realização, teve seus resultados tabulados e dispostos de forma gráfica para uma melhor análise e conclusão. Com foco na interdisciplinaridade, na contextualização e baseando-se nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), relacionamos os objetos de aprendizagem disponíveis na Internet às praticas pedagógicas dos professores de ensino de Física, objetivando uma reflexão sobre a atual situação de uso dessas ferramentas informatizadas nas escolas. Visando contribuir para o enriquecimento das práticas de ensino atualmente desenvolvidas pelos professores, esse estudo sugere a operacionalização das TIC´s (Tecnologias da Informação e Comunicação), por intermédio dos objetos de aprendizagem, no processo de ensino-aprendizagem, tentando provocar uma mudança de atitudes, através de uma autocrítica, na forma como os professores de Física atualmente desenvolvem suas atividades.
This work proposes to verify the use of learning objects, by Physics teachers, as a tool of help in the construction of knowledge. Using state school where there are high school and Laboratories of Technology Information, the research, after its realization, the results were tabulated and graphically prepared to better analysis and conclusion. Focused on interdisciplinary, in the contextualization and based in the PCN (National Curriculum Parameters’), we relate the learning objects that are available on the Internet to the pedagogical practices of the Physics school teachers, aiming reflection about the present situation of using these informatization tools in the schools. Viewing to contribute for a better practice of learning, present developed by the teachers, it has the propose of the operationalization of TIC’s (Technologies of Information and Communication), through the learning objects, in the process of teaching-learning, trying to provoke a changing of attitudes through a self criticism, in the way as the Physics teachers develop their activities.
Palavras-chave: Conhecimento
Ensino
Objetos de aprendizagem
Interdisciplinaridade
Contextualização
Internet
Learning objects
Interdisciplinary
Contextualization
Internet
Knowledge
Teaching
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/570
Data do documento: 8-Dez-2009
Aparece nas coleções:Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MonografiaReinaldoGuimarães.pdfMonografia apresentada à Coordenação do Programa de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, para a obtenção do título de Especialista em Educação em Ciências e Tecnologia1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons