???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/566
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Alves, Elenilson Freitas-
dc.creatorLopes, Norma Charqueiro Pereira-
dc.date.accessioned2016-10-06T14:51:59Z-
dc.date.available2016-10-06T14:51:59Z-
dc.date.issued2009-12-08-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/566-
dc.description.abstractFor the development of the work was chosen the descriptive methodology with a qualitative approach. The phenomena treated in this work, allows the understanding of this historical, political, social and cultural complexity, for they can have the guarantee of producing knowledge commuted with the critical and transforming education focusing on the target groups, the science teachers (chemistry and physics) elementary school. This, it is used several bibliographical references, investigating the educational phenomena, essentially multi-disciplinar about production and knowledge construction like big dynamic and complex contribution, committed with a project of a more just and egalitarian society, a transforming one. From this idea, we can see the educational environment as an instigato mean of search creation and knowledge construction, a wakening us an interest of investigating.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectProjetospt_BR
dc.subjectPlanningen
dc.subjectProjectsen
dc.subjectMethodologyen
dc.subjectResearchen
dc.subjectEducationen
dc.subjectScienceen
dc.subjectChemistryen
dc.subjectPhysicalen
dc.titleFormação do profissional em educação: desafios para se desenvolver conteúdos de física e química no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.description.resumoPara o desenvolvimento do presente trabalho optou-se pela metodologia descritiva, com uma abordagem qualitativa. Os fenômenos tratados aqui neste trabalho, possibilita a compreensão em sua complexidade histórica, política, social e cultural, para que se tenha a garantia de produzir conhecimentos comprometidos com a educação crítica e transformadora, focalizando como públicos-alvo, os professores de ciências (Química e Física) do Ensino Fundamental. Assim, utiliza-se diversos referenciais bibliográficos, investigando-se os fenômenos educativos, essencialmente multidisciplinar sobre a produção e construção do conhecimento como uma grande contribuição dinâmica e complexa, comprometidas com um projeto de sociedade mais justa e igualitária, uma sociedade transformadora. A partir desta ideia, percebe-se o ambiente educacional como um meio instigador de busca, criação e construção do saber, despertando-nos o interesse de investigar.-
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Educação em Ciências e Tecnologia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC NORMA LOPES_UNIPAMPA_FINAL CÓPIA.pdfMonografia apresentada à Coordenação do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Pampa, para obtenção do Título de Especialista em Educação em Ciências e Tecnologia905.29 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons