Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/565
Tipo: Monograph
Título: Análise do desempenho em química dos vestibulandos no processo seletivo da Unipampa de 2006 a 2008
Autor(es): Porto, Camila Luzardo
Primeiro Orientador: Alves, Elenilson Freitas
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o desempenho em química dos candidatos aos processos seletivos de 2006, 2007 e 2008 da Unipampa. Para isso, levou-se em consideração o índice de acertos e erros nas questões objetivas das provas de química, procurando identificar quais os conteúdos que os candidatos possuem maior dificuldade. Foi feita uma análise da contextualização, das habilidades e das capacidades requeridas nas provas, e foi discutida a freqüência com que os conteúdos de química são exigidos no vestibular, através da identificação dos assuntos comuns nos três processos seletivos estudados e a maneira de como o conteúdo das questões pode influir no currículo do ensino médio. Através destes dados foi possível identificar os conteúdos de química que os estudantes possuem maior deficiência, verificando as dúvidas mais freqüentes. Assim, o vestibular não é apenas um método classificatório de seleção, pode indicar diversos problemas no processo de ensino-aprendizagem de cada disciplina no ensino médio.
This research has the objective to analyze the candidates development in chemistry in the selective process in 2006, 2007 and 2008 from Unipampa. For this, has to have the consideration of index of hits and misses in the objective questions of the chemistry test, looking for identify which contents that the candidates has more difficulty. An analysis was made of contextualization, of the habilities and of capacity required in evidence, and discussed how often the chemistry contents is required in the vestibular, through the identification of common issues in the three cases studied, and the selective way the content of the questions can influence the curriculum of the school. By this information was possible identify the chemistry content that the students has more deficiency, checking the most frequently asked doubt. So the selective process is not only a classificatory selection method, could pointing out several problems in the teaching-learning in each subject in high school.
Palavras-chave: Química
Ensino médio
Universidades
Faculdades
Vestibular
Educação
Educação em química
Chemistry
High school
Universities
Faculties
Vestibular
Education
Chemistry in education
Editor: Universidade Federal do Pampa
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/565
Data do documento: 8-Dez-2009
Aparece nas coleções:Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Camila-Ajustada.pdfMonografia apresentada à Coordenação do Programa de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, para obtenção do título de Especialista em Educação em Ciências e Tecnologia.1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons