???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5443
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: As táticas utilizadas pelas pessoas com deficiência visual e auditiva para consumir informações do boletim de Previsão do Tempo do Jornal do Almoço
Autor(es): Andrades, Caroline Fonseca
Primeiro Orientador: Bonito, Marco Antonio
1° Membro da banca: Thier , Roberta Roos
2° Membro da banca: Belochio, Vivian de Carvalho
3° Membro da banca: Brum, William da Motta
Resumo: A presente pesquisa é referente a um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizado no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Essa monografia é uma pesquisa de recepção, que busca compreender como Pessoas com Deficiência (PcD) Visual e Auditiva consomem as informações da previsão do tempo do quadro do Jornal do Almoço (JA). Depois de delimitar o tema, que se refere ao boletim meteorológico do JA, apresentamos sua problemática, que está relacionada com a falta de acessibilidade em conteúdos sobre previsão do tempo no telejornalismo, e discorremos de forma sintetizada sobre a ciência meteorológica no Brasil. Também foi feita a problematização teórica conceitual, onde expomos seis conceitos que foram relacionados com o objeto de estudo, alguns deles: meios e mediações de Jesus-Martín Barbero, cidadania comunicativa (MATA, 2006) e acessibilidade comunicativa (BONITO, 2015). Para atingir o objetivo proposto, foi necessário organizar encontros com cinco voluntários e utilizar princípios da técnica de observação participante durante cada reunião. Após realizar essa etapa, buscamos descrever e analisar o campo empírico.
Abstract: Esta investigación se refiere a un trabajo de finalización del curso (TCC), realizado en el curso de periodismo de la Universidad Federal de Pampa (Unipampa). Esta monografía es una investigación de recepción que busca comprender cómo las personas con discapacidades visuales y auditivas consumen la información del pronóstico del tiempo de la de Jornal do Almoço (JA). Después de delimitar el tema, que se refiere al informe meteorológico de JA, presentamos su problema, que está relacionado con la falta de accesibilidad en el contenido del pronóstico del tiempo en el periodismo televisivo, y discutimos brevemente la ciencia del clima en Brasil. También se realizó la problematización teórica conceptual, donde expusimos seis conceptos relacionados con el objeto de estudio, algunos de ellos: medios y mediaciones de Jesús-Martín Barbero, ciudadanía comunicativa (MATA, 2006) y accesibilidad comunicativa (BONITO, 2015). Para lograr el objetivo propuesto, fue necesario organizar reuniones con cinco voluntarios y utilizar los principios de la técnica de observación participante durante cada reunión. Después de realizar este paso, buscamos describir y analizar el campo empírico.
metadata.dc.subject: Pessoas com deficiência
Telejornalismo
Televisão - Programas
Pessoas com deficiência visual
Pessoas com deficiência auditiva
Personas con discapacidad
Periodismo televisivo
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: ANDRADES, Caroline. As táticas utilizadas pelas pessoas com deficiência visual e auditiva para consumir informações do boletim de Previsão do Tempo do Jornal do Almoço. 2019. 107 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5443
metadata.dc.date.issued: 4-Dec-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Jornalismo

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Caroline Andrades 2019 - TCC.pdf1.75 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???