???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5196
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Análise dos artigos da revista eletrônica investigações em ensino de ciências que apresentem em seu título as palavras “Ensino de Ciências”
metadata.dc.title.alternative: Analysis of the articles of the revista eletrônica investigações em ensino de ciências that present in their title the words “Ensino de Ciências”
Autor(es): Oliveira, Gerson Jader Araujo de
Primeiro Orientador: Pessano, Edward Frederico Castro
1° Membro da banca: Parra, Maurício Rodrigues
Resumo: O ensino de Ciências é uma área da educação que possui diversas formas de análise, pode ocorrer de forma direta com alunos através da realização de atividades que buscam avaliar o ensino-aprendizagem, ou de forma apenas teórica. Discutir o ensino de ciências de forma teórica pode ocorrer de diferentes maneiras, sendo uma dessas a Cienciometria, área da ciência que fornece referencial quantitativo ao presente trabalho. Assim esta pesquisa trata de uma análise de artigos publicados na revista eletrônica Investigações no Ensino de Ciências, que possui foco nas áreas de Química, Física, Biologia. O nosso estudo tem o objetivo de realizar uma análise Quanti-qualitativa dos artigos publicados nesta revista que possuam em seu título as palavras “ensino de ciências”, contribuindo assim para um melhor entendimento da produção deste periódico em relação à esta área específica. A metodologia utilizada se caracterizou inicialmente em selecionarmos os artigos a partir da descrição de seu título e posteriormente os artigos selecionados foram classificados de acordo com os seus objetivos; áreas de ensino, grau de formação dos primeiros autores, local em que a pesquisa analisada foi realizada e distribuição geográfica das mesmas. De um total de 472 publicações, 6,35% apresentaram em seu título as palavras ensino de ciências. Resultando em um número total de 30 artigos analisados, destes destacamos que os mesmos tiveram a análise de periódicos na área de ensino de ciências como objetivos mais ocorrentes. A área de ensino mais comum foi o campo ciências naturais, trabalhada de forma interdisciplinar e tendo um número maior de autores com titulação de doutorado. Analisar artigos ocorrentes em revistas eletrônicas possui fundamental relevância para o meio acadêmico, pois contribui para uma ampla discussão da quantidade e qualidade de publicações ocorrentes na área do ensino de ciências, subsidiando desta forma futuras discussões no meio acadêmico-cientifico.
Abstract: The science teaching is an area of education that has several forms of analysis, can occur directly with students through the performance of activities that seek to evaluate teaching- learning, or only theoretically. Discussing the science teaching in a theoretical method can occur in different ways, being one of these the Scientometry, area of science that provides quantitative reference to the present work. Thus, this research deals with an analysis of articles published in the lectronic journal Investigações em Ensino de Ciências, which focuses on the areas of Chemistry, Physics, Biology. Our study aims to carry out a Quanti-qualitative analysis of the articles published in this journal that have the words "Science teaching" in their title, contributing to a better understanding of the production of this jornal in relation to this specific area. The methodology used was initially characterized in selecting the articles from the description of their title and later the selected articles were classified according to their objectives; areas of education, degree of formation of the first authors, location in which the analyzed research was carried out and geographical distribution of the same. Of a total of 472 publications, 6.35% presented in their title the words science teaching. Resulting in a total number of 30 articles analyzed, of these we emphasize that they had the analysis of periodicals in the area of science teaching as more frequent objectives. The most common area of teaching was the field of natural sciences, worked in an interdisciplinary way and having a greater number of authors with a doctorate degree. Analyzing articles in electronic journals is of fundamental relevance to the academic environment, as it contributes to a broad discussion of the quantity and quality of publications that occur in the area of science teaching, thus subsidizing future discussions in the academic-scientific milieu.
metadata.dc.subject: Educação
Ensino de ciências
Ciências naturais
Cienciometria
Education
Science teaching
Natural sciences
Scientometry
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
metadata.dc.identifier.citation: OLIVEIRA, Gerson Jader Araujo de. Análise dos artigos da revista eletrônica investigações em ensino de ciências que apresentem em seu título as palavras “Ensino de Ciências”. 34p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5196
metadata.dc.date.issued: 2018
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
GERSON JADER ARAUJO DE OLIVEIRA.pdf361.11 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???