???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5076
Tipo: Monografia de Especialização
metadata.dc.title: Interfaces da Neurociência com a área das altas habilidades / superdotação: potenciais relações ao processo de aprendizagem
metadata.dc.title.alternative: Neuroscience interfaces with the area of high skills / giftedness: potential relationships to the learning process
Autor(es): Escobar, Taise Acunha
Primeiro Orientador: Brizolla, Francéli
Resumo: O presente Memorial apresenta a trajetória de formação realizada no Curso de Especialização Neurociência aplicada à Educação, sendo composto do próprio trabalho final construído – artigo científico – assim como pela trajetória formativa da pesquisadora. A revisão teórico-conceitual realizada sobre a Neurociência e a relação com as Altas Habilidades/Superdotação apontam que as AH/SD relativamente pouco “popular” pesquisas acadêmicas ligadas à Educação e Neurociência, especialmente, de um segmento tão específico. Diante deste contexto o artigo faz uma revisão bibliográfica sobre o tema em artigos, teses e livros dos últimos dez anos, com um olhar para as dificuldades e dúvidas que permeiam a prática pedagógica quanto à forma de potencializar a aprendizagem deste grupo de estudantes que, devido àfalta de conhecimento e informação dos profissionais da educação, limita e, muitas vezes, impede que a capacidade acima da média seja compreendida de forma adequada e que contribuam para sua aprendizagem sem preconceito ou exclusão. O objetivo da pesquisa foi analisar a inter-relação dos temas Altas Habilidades/Superdotação e a Neurociência com vistas à discussão sobre processos de aprendizagem para que o leitor compreenda a relevância do tema, seja este leitor leigo ou profissional da área, já que a literatura momentaneamente não nos fornece uma gama relacionada das referidas temáticas. A pesquisa de cunho qualitativo, caracterizada por revisão bibliográfica, buscou trabalhos científicos em periódicos e revistas eletrônicas que colaboram para o desenvolvimento do trabalho pedagógico e de relevância para este alunado, com contribuições no desenvolvimento de suas habilidades, alavancando seus potenciais e auxiliando em suas dificuldades cognitivas e emocionais, com auxílio da Neurociência. Contudo, estes estudos ainda são exíguos e preliminares diante da complexidade e ineditismo do tema; ainda há muito o que considerar em nossas vivências e fazeres pedagógicos para contribuir com o tema da aprendizagem dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.
Abstract: The present Memorial presents the trajectory of formation realized in the Specialization Course Neuroscience applied to the Education, being composed of the own final work constructed - scientific article - as well as by the formative trajectory of the researcher. The theoretical-conceptual review carried out on Neuroscience with the High Abilities / Giftedness show that the AH / SD relatively little "popular" academic research linked to Education and Neuroscience, especially, of such a specific segment. In this context, the article reviews the literature in the articles, theses and books of the last ten years, with a look at the difficulties and doubts that permeate the pedagogical practice as to how to enhance the learning of this group of students that, due to the lack of knowledge and information of education professionals, limits and often prevents above-average ability to be adequately understood and to contribute to their learning without prejudice or exclusion. The objective of the research was to analyze the interrelationship between the themes High Abilities / Giftedness and Neuroscience with a view to the discussion about learning processes so that the reader understands the relevance of the topic, whether this lay or professional reader of the area, since the literature does not momentarily provide us with a related range of such issues. Qualitative research, characterized by a bibliographical review, sought scientific works in periodicals and electronic journals that collaborate in the development of pedagogical work and relevance for this student, with contributions in the development of their abilities, leveraging their potential and helping in their difficulties cognitive and emotional, with the aid of Neuroscience. However, these studies are still meager and preliminary in the face of the complexity and novelty of the theme; there is still much to consider in our experiences and pedagogical tasks in order to contribute to the theme of learning for students with High Abilities / Giftedness.
metadata.dc.subject: Altas Habilidades
Superdotação
Neurociência
Educação
Processos de aprendizagem
High abilities
Giftedness
Neuroscience
Education
Learning
Processes
Educação e neurociência
Education and neuroscience
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Especialização em Neurociência Aplicada à Educação
metadata.dc.identifier.citation: ESCOBAR, Taise Acunha. Neuroscience interfaces with the area of high skills / giftedness: potential relationships to the learning process. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Neurociência aplicada à Educação) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5076
metadata.dc.date.issued: 2017
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Neurociência Aplicada à Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TAISE ACUNHA ESCOBAR.pdf774.94 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???