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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Estabilização granulométrica e química de areias eólicas aplicadas na construção de estradas rurais
Autor(es): Almeida, Filipe Ribeiro de
Primeiro Orientador: Tapahuasco, Wilber Feliciano Chambi
Resumo: Na região sudoeste do estado do Rio Grande do Sul ocorre um fenômeno chamado de arenização, resultado de processos físicos naturais das formações geológicas e também por processos causados pelo manejo inadequado do solo na agricultura e pecuária da região. Outra ocorrência desta região são as estradas municipais de terra em péssimo estado de conservação, seja, pela falta de manutenção, ou por excesso de carga na época da colheita. A cultura do arroz, que por meio das indústrias de processamento produz um importante resíduo, a Cinza de Casca de Arroz (CCA), que se descartada incorretamente pode trazer graves problemas ambientais. Visto isso, o trabalho busca, por meio de estabilização física, com solo fino, e estabilização química, com um solo fino e a CCA, estudar o aproveitamento geotécnico dos solos da arenização, visando a sua utilização em estradas rurais. Foram utilizadas misturas solo eólico-solo fino-CCA nas proporções de 75% solo eólico (Ae) + 25% solo fino (Sf), 80% Ae + 20% Sf, 85% Ae + 15% Sf, 75% Ae + 20% Sf + 5% CCA, 80% Ae + 15% Sf + 5% CCA, 85% Ae + 10% Sf + 5% CCA. Os ensaios de laboratório executados foram compactação dinâmica, Índice de Suporte Califórnia (ISC) e Resistência à Compressão Simples (RCS). Com os resultados chegou-se a conclusão de que a CCA, diminui a massa específica seca compactada das misturas. A mistura com proporção 75% Ae + 20% Sf + 5% CCA, se comparadas às demais misturas, apresentou melhor desempenho quanto Resistência à Compressão Simples. Finalmente, os resultados do Índice de Suporte Califórnia obtidos de todas as misturas, não atingiram valores consideráveis que permitam o seu uso como base ou sub-base de pavimentos, mas são suficientes para serem utilizadas como reforço de subleito de estradas.
Abstract: In the southwest region of the state of Rio Grande do Sul there is a phenomenon called arenization, the result of natural physical processes of geological formations and also by processes caused by improper soil management in the region's agriculture and livestock. Another occurrence of this region is the municipal dirt roads in poor condition, either due to lack of maintenance or overloading at harvest time. Rice cultivation, which through the processing industries produces an important waste, Rice Husk Ash (RHA), which if disposed of incorrectly can bring serious environmental problems. Given this, the work seeks, through physical stabilization, with thin soil, and chemical stabilization, with a thin soil and the RHA, to study the geotechnical utilization of the sandy soils, aiming its use in rural roads. Aeolian soil-thin soil- RHA mixtures were used in the proportions of 75% wind soil (Ae) + 25% thin soil (Sf), 80% Ae + 20% Sf, 85% Ae + 15% Sf, 75% Ae + 20 % Sf + 5% RHA, 80% Ae + 15% Sf + 5% RHA, 85% Ae + 10% Sf + 5% RHA. The laboratory tests performed were dynamic compression, California Bearing Ratio (CBR) and Unconfined Compressive Strength (UCS). With the results it was concluded that the RHA decreases the compacted dry mass of the mixtures and in these, with higher content of the fine fraction in the mixture with RHA, higher values of UCS were obtained (75% Ae + 20 % Sf + 5% RHA). Related to CBR, the mixtures did not reach considerable values to be used as a base or subfloor, but their values are sufficient to be used as a road subgrade.
metadata.dc.subject: Engenharia agrícola
Edificações rurais
Estradas rurais
Conservação
Agricultural engineering
Rural buildings
Rural roads
Conservation
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
metadata.dc.identifier.citation: ALMEIDA, Filipe Ribeiro de. Estabilização granulométrica e química de areias eólicas aplicadas na construção de estradas rurais. Orientador: Wilber Feliciano Chambi Tapahuasco. 2019. 88 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Agrícola, Alegrete, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4813
metadata.dc.date.issued: 10-Dec-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia Agrícola

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Filipe Ribeiro de Almeida - 2019.pdf3.34 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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