Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/479
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A música no contexto de um projeto social na cidade de Bagé,RS: um estudo no projeto rodarte.
Autor(es): Souza, Fabrício Vieira
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso consiste na pesquisa de campo no Projeto Rodarte, situado no município de Bagé, RS, buscando compreender a inserção da música no contexto de um projeto social. Por meio da abordagem qualitativa, foram realizadas observações no campo de pesquisa, registro em diários de campo e entrevistas com a coordenação e os professores de música atuantes no Projeto, de modo a compreender as perspectivas dos envolvidos sobre o fazer musical e os objetivos com o ensino de música nesse contexto específico, que se revela como um campo fértil de atuação para educadores musicais na contemporaneidade, conforme apontam os estudos de Hikiji (2006), Bozzetto (2012) e Kleber (2014). Os resultados, analisados a partir de autores que discutem a dimensão da música em relação à educação em projetos sociais (SOUZA; FREITAS; FIALHO; NASCIMENTO, 2014), revelam como as concepções e as metodologias para o ensino de música neste espaço do Projeto Rodarte são desenvolvidas a partir do respeito às diferenças e do entendimento da condição social dos alunos.
This course conclusion work consists of field research in Rodarte Project, located in the municipality of Bage, RS, trying to understand the inclusion of music in the context of a social project. Through qualitative approach, observations were made in the research field, record in field diaries and interviews with coordination and music teachers working in the project in order to understand the perspectives of those involved on the music making and goals with music education in that particular context, which is revealed as a fertile field of action for music educators in contemporary times, as point out the study Hikiji (2006), Bozzetto (2012) and Kleber (2014). The results, analyzed from authors who discuss the size of the music in relation to education in social projects (SOUZA; FREITAS; FIALHO; NASCIMENTO, 2014), show how the concepts and methodologies for music teaching in this space Rodarte Project are built on respect for differences and understanding of the social condition of students.
Palavras-chave: Projetos sociais
Ensino de música
Metodologias e práticas de ensino
Práticas de ensino
Música
Metodologias de ensino
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: http://hdl.handle.net/riu/479
Data do documento: 22-Dez-2015
Aparece nas coleções:Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Fabrício.pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Música746,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons