Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/476
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Percepção Musical no ensino superior : metodologias de ensino nas universidades do Rio Grande do Sul
Autor(es): Paz, Gabriel Beroni Godinho
Primeiro Orientador: Angelo, Bruno Milheira
Resumo: Esta monografia tem como objetivo investigar a situação atual das metodologias utilizadas em percepção musical no contexto universitário do Rio Grande do Sul. No primeiro semestre de 2015 foi realizada a coleta dos currículos de todos os cursos de música do RS, em um total de 11 universidades, e a coleta dos dados de contatos dos professores das disciplinas de percepção. Concomitantemente foi desenvolvido um questionário contendo perguntas sobre: recursos didáticos, número de alunos por aula, dificuldades enfrentadas, métodos de avaliação e desafios no ensino da disciplina. Esse questionário foi enviado via e-mail a todos os contatos, havendo o retorno e participação de 6 professores de 5 universidades. A partir dos resultados foi realizada uma análise crítica com auxílio de referencial teórico, onde busca-se sugerir soluções para as dificuldades enfrentadas pelos professores e exposição de novas ideias. Alguns textos do referencial teórico sugerem a necessidade de mudança do paradigma metodológico atual, criticando o modelo de ensino baseado no modelo conservatorial. Assim, busco expor os elementos que os autores desejam inserir nessas novas propostas metodológicas de ensino de percepção articulando-os com as realidades percebidas atualmente nas disciplinas de percepção musical do Rio Grande do Sul.
Resumen : Abstract:This monograph has as objective investigate the musical perception teaching methods used at present in Rio Grande do Sul academic context. Data collection for the work, regarding the curriculums of all the state universities music courses - in a total of 11 - as well as its musical perception professor’s contacts was executed in first semester 2015. Simultaneously, a form was developed containing questions about didactic resources, class sizes, evaluation methods, difficulties and challenges on teaching the subject. The form was then emailed for all the contacts, with feedback from 6professors of 5 different universities. A critical analysis was conducted on the data to provide, with help of a theoretical framework, this analysis has as objective suggest solutions to faced difficulties by teachers and bring new ideas. There are needs for changes in the present methodological paradigm, as prompted by the theoretical framework, wich relays on criticism on the teaching model based on conservatorial model. Therefore, I seek to expose the elements which the authors in literature propose to introduce on their methodological paradigm models, linking them with the present day musical perception classes in music courses at Rio Grande do Sul universities.
Palabras clave : Percepção musical
Metodologias de ensino
Educação musical
Música
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Campus: Campus Bagé
Tipo de acesso: CC0 1.0 Universal
Licença: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI : http://hdl.handle.net/riu/476
Fecha de publicación : 22-dic-2015
Aparece en las colecciones: Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Gabriel.pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Música.462.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons