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dc.contributor.advisor1Voss, Dulce Mari da Silva-
dc.creatorAlmeida, Clarice Gomes de-
dc.date.accessioned2020-02-13T18:07:56Z-
dc.date.available2020-02-13-
dc.date.available2020-02-13T18:07:56Z-
dc.date.issued2019-08-08-
dc.identifier.citationALMEIDA, Clarice Gomes de. (Re)encontros que tramam existências: educação comunitária e educação formal no assentamento conquista da fronteira (Hulha Negra, RS). 70 f. 2019. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4756-
dc.description.abstractLos (re)encuentros con los sujetos que dan vida a lo “Assentamento Conquista da Fronteira” fueran fuerzas de este escrito. En la condición de cartógrafa yo crucé mis miradas y fabulé memorias con los/las otros/as personajes que habitarón los paisajes existenciais de la investigación. Charlar, leer, escribir, plantar, cocinar y también poetizar hizo parte de esse mapa que trazó distintos retornos y que permitiran experimentar perceptos y afectos. Operación de un pensamento rizomático realizado en el cruce de los líneas: educación comunitaria y educación formal que, atravesadas por flujos de deseos y emociones, se abriran a las otras, constituyendo um plan de inmanencia macro y micropolítico de tiempos pasados y presentes que producen los modos por los cuales los sujetos perciben sus relaciones con los lugares, los tiempos e sus propias existências en el “Assentamento Conquista da Fronteira”. Producir memorias de las vivencias compartidas con amigos y amigas tornó este escrito un territorio fértil del devires, fuerzas que pulsan en una siembra de la vida. Allí está una composición echa de historias y múltiplas afecciones, procurando encontrar visibilidad con esa obra que al hacerse fue ganando los refinamientos de los detalles, la expresión necesita de lo pensamento y de lo afecto que dibujan una micropolítica de subjetivaciones.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssentamento Conquista da Fronteirapt_BR
dc.subjectEducação comunitáriapt_BR
dc.subjectEducação formalpt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.subjectMicropolítica de subjetivaçãopt_BR
dc.subjectEducación comunitariapt_BR
dc.subjectEducación formalpt_BR
dc.subjectMemoriaspt_BR
dc.subjectMicropolitica de la subjetivaciónpt_BR
dc.title(Re)encontros que tramam existências: educação comunitária e educação formal no assentamento conquista da fronteira (Hulha Negra, RS)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Voss, Dulce Mari da Silva-
dc.contributor.referee2Camozzato, Viviane Castro-
dc.contributor.referee3Gonzaga, José Guilherme Franco-
dc.contributor.referee4Lindemann, Renata Hernandez-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Ensinopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoOs (re)encontros com os sujeitos que dão vida ao Assentamento Conquista da Fronteira foram as forças inspiradoras dessa escrita. Na condição de cartógrafa cruzei meus olhares e fabulei memórias com os/as outros/as personagens que habitaram as paisagens existenciais da pesquisa. Conversar, ler, escrever, plantar, cozinhar e também poetizar fez parte desse mapa que traçou diferentes retornos e que permitiram experimentar perceptos e afectos. Operação de um pensamento rizomático efetuada no cruzamento de duas linhas: educação comunitária e educação formal que, atravessadas por fluxos de desejos e emoções, se abriram a outras, constituindo um plano de imanência macro e micropolítico de tempos passados e presentes que produzem os modos pelos quais os sujeitos percebem suas relações com os lugares, os tempos e as próprias existências no Assentamento Conquista da Fronteira. Produzir memórias das vivências compartilhadas com amigos e amigas tornou essa escrita um território fértil de devires, forças que pulsam numa semeadura da vida. Aí está uma composição feita de histórias e múltiplas afecções, procurando encontrar visibilidade com essa obra que ao se fazer foi ganhando os requintes dos detalhes, a expressão precisa do pensamento e do afeto que desenham uma micropolítica de subjetivações.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Acadêmico em Ensino

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DIS Clarice Almeida 2019.pdf2,39 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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