Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4701
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Patrimônio público: uma análise sobre o destino dos bens móveis no município de Santana do Livramento
Autor(es): Maria, Luis Carlos Guedes
Primeiro Orientador: Lima Junior, Esron
Segundo Orientador: Goularte, Jeferson Luís Lopes
1° Membro da banca: Cappellari, Gabriela
2° Membro da banca: Viana, João Garibaldi Almeida
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar os entraves encontrados pelo Poder Executivo do município de Santana do Livramento na realização de leilões públicos para a venda dos bens móveis considerados inservíveis após a baixa patrimonial, que hoje encontram-se depositados em local impróprio. No referencial teórico foram desenvolvidos os temas gestão patrimonial, abordando a maneira como são geridos os bens móveis do setor público, abrangendo todas as fases, desde a incorporação até o desfazimento, bens inseríveis e logística reversa, com a finalidade de elucidar o questionamento sobre o objeto pesquisado. O estudo caracteriza-se quanto a natureza por pesquisa aplicada que caracteriza-se pela busca da verdade, quanto aos objetivos descritiva e quanto a abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso, como técnicas de coleta de dados utilizou-se a observação não participante, pesquisa documental e entrevista semi estruturada, e como técnicas de análise de dados foi análise de conteúdo. Os principais conteúdos analisados foram a maneira como o setor público de Santana do Livramento trata do desfazimento dos bens móveis inservíveis, as possíveis irregularidades no descarte e os entraves que dificultam a venda dos inservíveis do setor público. Por meio do estudo realizado concluiu-se que a falta de planejamento e definição de critérios por parte dos gestores públicos e a falta de zelo dos demais servidores, intervém significativamente no bom funcionamento da máquina pública e que juntamente com as disfunções burocrática, fazem com que o setor público deixe de prestar um serviço com qualidade, omitindo-se dos princípios fundamentais da Administração Pública, a eficiência e a economicidade.
Abstract: Este estudio tiene como objetivo analizar los obstáculos encontrados por el Poder Ejecutivo del municipio de Santana do Livramento al realizar subastas públicas para la venta de bienes muebles considerados inútiles después de la cancelación, que hoy se depositan en un lugar inapropiado. En el marco teórico, se desarrollaron los temas de gestión de activos, abordando la forma en que se gestionan los activos móviles del sector público, cubriendo todas las fases, desde la incorporación hasta la eliminación, inserciones y logística inversa, para aclarar la pregunta sobre objeto buscado. El estudio se caracteriza por la naturaleza de la investigación aplicada, que se caracteriza por la búsqueda de la verdad, como los objetivos descriptivos y el enfoque cualitativo, a través de un estudio de caso, ya que las técnicas de recolección de datos fueron observación no participante. , investigación documental y entrevista semiestructurada, y cómo las técnicas de análisis de datos fueron análisis de contenido. Los principales contenidos analizados fueron la forma en que el sector público de Santana do Livramento se ocupa de la disposición de bienes muebles disponibles, las posibles irregularidades en la disposición y los obstáculos que dificultan la venta de los activos disponibles del sector público. El estudio concluyó que la falta de planificación y definición de criterios por parte de los gerentes públicos y la falta de celo de otros servidores, interfiere significativamente en el buen funcionamiento de la máquina pública y que, junto con las disfunciones burocráticas, hacen que El sector público no brinda un servicio de calidad, omitiendo los principios fundamentales de la administración pública, la eficiencia y la economía.
Palavras-chave: Gestão pública
Patrimônio público
Bens móveis
Descarte
No conservable
Descartar
Bienes muebles
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Citação: MARIA, Luis Carlos Guedes. Patrimônio público: uma análise sobre o destino dos bens móveis no município de Santana do Livramento – RS. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Pública) - Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4701
Data do documento: 19-Nov-2019
Aparece nas coleções:Tecnologia em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO.pdf278.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.